Grêmio toma decisão sobre permanência de Mano Menezes e torcedores lamentam: “Série B já é realidade”
Treinador segue pressionado por maus resultados no comando do Tricolor gaúcho nesta temporada; saída está descartada pela diretoria em 2025
Mano Menezes comanda treino no Grêmio (Foto: LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA)
O temporada do Grêmio em 2025 não é nada boa, com futebol apresentado bem abaixo da expectativa, mas segundo as palavras do presidente Alberto Guerra, não haverá mudança no comando técnico do time pelo menos até o fim do Campeonato Brasileiro – a última rodada está marcada para o dia 7 de dezembro.
Em discurso no jantar de comemoração dos 122 anos do clube, o mandatário do Tricolor gaúcho garante que o treinador, contratado no fim de abril desta ano para substituir o demitido Gustavo Quinteros, não tem qualquer chance de ser mandado embora antes da conclusão de 2025. “Mano Menezes está 100% respaldado. É o nosso técnico até o fim da temporada”, disse Guerra.
No entanto, muitos torcedores gremistas não estão nem um pouco contentes com as exibições do clube sob o comando do treinador e lamentam a iniciativa da diretoria de seguir com Mano até o fim. Para muitos, as chances de rebaixamento para a segunda divisão aumentam com a permanência do técnico de 63 anos.
Outros torcedores do Grêmio, no entanto, acreditam que Mano Menezes só segue como treinador do time porque o clube não vive um grande momento financeiro e não tem dinheiro para pagar a multa rescisória do treinador.
Multa rescisória impede demissão?
De acordo com informações dadas pelo jornalista Rodrigo Oliveira, Mano Menezes tem multa rescisória estipulada em seu contrato e o valor é referente a três salários. Como ele ganha na casa de R$ 900 mil, terá direito a receber aproximadamente R$ 2,7 milhões se for mandado embora do clube.
Guerra ainda acredita em retomada do Grêmio no Brasileirão
Ainda durante o jantar dos 122 anos do clube, o presidente Alberto Guerra ainda destacou os investimentos feitos pela sua gestão em todas as áreas e revelou que ainda acredita na recuperação da equipe na disputa do Brasileirão. Atualmente, o Imortal é apenas o 14º colocado na classificação geral, com 25 pontos conquistados em 22 jogos disputados.
“Um grande aumento de investimento da base, quase duplicamos. Investimento do futebol feminino, acho que foi multiplicado por seis ou sete. Não deixamos de investir no time principal, muito embora, especialmente esse ano, o resultado ainda não veio. Três meses de Campeonato Brasileiro é muita coisa, é quase um turno inteiro, então dá para retomar”, disse o presidente.
Guerra concluiu dizendo que o panorama geral de sua gestão é positivo, mesmo que o resultado esportivo não seja o que os torcedores esperavam nos últimos anos. “Como a gente pegou o clube naquelas condições, com o que nós tínhamos em mãos e como a gente está deixando, eu saio com a consciência tranquila de que a gente está fazendo uma boa gestão de clube. De campo poderia ter sido um pouco melhor, especialmente em 2024 e 2025.”

