Muricy banca Espanha e outras quatro seleções mais fortes que o Brasil antes da Copa: “Times muito prontos”
Seleção brasileira enfrenta a Bolívia hoje em jogo da última rodada das Eliminatórias da Copa; Muricy critica sistema tático de Ancelotti
Muricy Ramalho é ex-técnico de futebol - Reprodução/Band
Embora o Brasil já tenha mostrado evolução sob o comando do técnico Carlo Ancelotti, outras seleções estão muito a frente, na visão do ex-treinador Muricy Ramalho. O atual coordenador técnico do São Paulo destacou Espanha, França, Portugal, Dinamarca e a atual campeã do mundo Argentina, como times mais prontos que a equipe brasileira.
Durante participação no programa “Galvão e Amigos”, na Band, Muricy destacou que a seleção brasileira terá muito trabalho para se equiparar com as seleções mais fortes. “A gente está vendo Espanha, França, Portugal… times muito fortes, prontos. A Dinamarca também está muito bem. Os caras do Brasil vão ter que melhorar muito, viu? A Argentina está pronta”, destacou o ex-treinador.
A formação do Brasil no sistema 4-2-4, utilizado por Ancelotti nas vitórias contra Chile e Paraguai, não é bem visto por Muricy para encarar seleções mais fortes. Para isso, ele utilizou o exemplo da goleada sofrida contra a Argentina, por 4 a 1, durante as Eliminatórias, quando o técnico ainda era Dorival Júnior – o comandante foi demitido do cargo após o vexame em Buenos Aires.
“Nós já jogamos contra a Argentina assim e nos demos mal. Jogamos no 4-2-4 contra eles e tomamos de quatro. Antes do jogo, todo mundo dizia que o Brasil ia jogar ofensivo e bater neles. Mas não foi assim. Colocaram quatro no meio de campo e arrebentaram com a gente”, afirmou. “Contra o Chile, ok, não tem problema. Mas contra seleções grandes, não dá para achar que vai ser fácil”, avaliou.
Próximos amistosos do time de Ancelotti
Com o fim das Eliminatórias, a seleção brasileira não terá mais jogos oficiais até o início da Copa do Mundo, que será disputada entre junho e julho de 2026, nos Estados Unidos, Canadá e México. Por isso, os dirigentes da CBF já começaram a se movimentar para fechar alguns amistosos e os adversários na próxima Data Fifa serão Coreia do Sul e Japão.
A CBF já confirmou que no dia 10 de outubro o Brasil vai enfrentar a Coreia do Sul, às 8h (de Brasília), em Seul. Já o confronto com os japoneses acontecerá no dia 14 de outubro, às 7h30 (de Brasília), em Tóquio. A expectativa é que o time brasileiro seja testado contra seleções de outros continentes até o início do Mundial de 2026.
“O Brasil já enfrentou Japão e Coreia em outros Mundiais, e é um futebol diferente, com uma escola diferente, jogadores que correm o tempo todo e uma marcação que é quase uma perseguição por todo o campo. É muito importante para os nossos atletas enfrentar essas adversidades antes da Copa e já estarmos preparados para o que pode vir em 2026”, explicou o coordenador executivo, Rodrigo Caetano.
“Depois dos amistosos com Coreia e Japão, nossa ideia é jogar contra seleções africanas em novembro e europeias de nível A em março e junho de 2026. Entendemos que enfrentar diferentes escolas mundiais vai trazer experiência e enfrentamento que poderemos ter na Copa”, completou o dirigente, destacando que o planejamento foi aprovado pela comissão técnica de Carlo Ancelotti.
Onde assistir Bolívia x Brasil pelas Eliminatórias ao vivo
O duelo Bolívia x Brasil será transmitido ao vivo e para todo o território brasileiro pela TV Globo, pelo canal pago SporTV e ainda pelo recém-criado GE TV, no YouTube. Vice-líder nas Eliminatórias, a seleção brasileira não tem mais chance de assumir a ponta da tabela de classificação que já está garantida com a Argentina. A Bolívia, por sua vez, ainda busca uma vaga na repescagem e é a oitava colocada.

