Raphinha e Neymar em jogo do Brasil na Copa do Mundo de 2022 - (Francois Nel/Getty Images)
A excelente temporada 2024/25 com o Barcelona não foi o suficiente para Raphinha ficar nem mesmo entre o Top-3 no prêmio Bola de Ouro deste ano e causou indignação entre os torcedores brasileiros nas redes sociais. Neymar foi um dos críticos à premiação e classificou como “sacanagem” que o camisa 10 do Barcelona tenha ficado apenas na quinta colocação.
O atacante do Santos comentou uma publicação no Instagram que mostrava o top-10 da Bola de Ouro. “Raphinha em 5 é sacanagem demais”, escreveu Neymar. Em votação organizada pela revista France Football, o francês Ousmane Dembélé, atacante do Paris Saint-Germain, foi eleito o melhor jogador do mundo na temporada 2024/25.
A expectativa era grande para que Raphinha ficasse ao menos entre os três primeiros após os 34 gols e 25 assistências em 54 jogos na última temporada, com direito a conquista de LaLiga, Copa do Rei e Supercopa da Espanha. Vale destacar que Vini Jr., do Real Madrid, outro brasileiro indicado ao prêmio, terminou apenas na 16º posição – o craque do Real Madrid ficou em segundo lugar no ano passado.
Santos precisa de autorização para divulgar lesões de Neymar
Segundo revelou o jornalista Lucas Musetti, em participação no programa “De Primeira”, no Canal UOL, o Santos precisa consultar o estafe de Neymar para fazer qualquer divulgação com informações médicas sobre o camisa 10. Em pelo menos duas oportunidades o clube teve que falar com o pai do atleta e assessoria sobre lesões recentes.
“Quando é o Neymar, o Santos pede autorização até para divulgar onde foi a lesão. Um bastidor importante aqui: quando o Santos divulga a lesão do Neymar na coxa direita, internamente o Departamento de Saúde do clube falou ‘nossa, conseguimos autorização para falar’. Porque o Santos submete a NR Sports e conversa com o Neymar Pai para dar qualquer informação”, explicou Musetti.
“Isso já aconteceu no Paulistão, quando o Santos escondeu aquela lesão antes da semifinal contra o Corinthians. O edema que o Santos avisa à CBF e não se posiciona oficialmente sobre a questão. E novamente isso ocorreria agora. Internamente se tratou como uma vitória simplesmente informar onde foi a lesão do Neymar”, completou o jornalista.
Camisa 10 seguirá desfalcando o Peixe
Com um lesão de grau 2 na coxa direita, o camisa 10 será desfalque no Santos por pelo menos um mês e está fora do jogo contra o Red Bull Bragantino, neste domingo (28), pela 25ª rodada do Campeonato Brasileiro. O duelo será disputado no estádio Cícero de Souza Marques, em Bragança Paulista (SP), e a bola vai rolar a partir de 18h30 (de Brasília).

