Tiago Leifert em entrevista para podcast - Reprodução/YouTube
Convidado do Charla Podcast, Tiago Leifert afirmou que a maioria dos narradores são tendenciosos quando escalados para os jogos do Flamengo. O jornalista não mencionou o nome de nenhum profissional que adote tal característica nas transmissões, mas relatou sua visão como telespectador e baseado também em um episódio que ele mesmo vivenciou.
Segundo o ex-Globo, quando dava seus primeiros passos na locução esportiva, foi muito criticado por flamenguistas ao se comportar de forma imparcial em um duelo da Copa do Brasil. Para ele, o correto era uma narração equilibrada, mas não foi bem digerida pelos adeptos do time carioca.
“É uma história real que ilustra a vida real e o hate, que são coisas diferentes. Quando eu comecei a narrar no Prime Video, estava com o Cazé. Ele era o comentarista e eu, o narrador. Era um jogo entre Flamengo e Altos, do Piauí. Na minha ingenuidade, eu narrei de forma equilibrada. Mal sabia ele que a torcida do Flamengo não está acostumada com isso. Os narradores são muito tendenciosos para o Flamengo sempre. Alguns conscientemente e outros de forma inconsciente”, diz Leifert.
“Se um morador de Altos assinou o Prime Video para assistir ao jogo, eu tenho a obrigação de saber o que estou falando. E os caras meteram um gol de bicicleta. Tenho obrigação de conhecer o time, a história e contar o drama do jogo também do ponto de vista dele. A minha narração foi equilibrada. Quando eu saí do ar…(risos), foi uma carnificina”, completou.
Torcedores dão razão a Leifert
No X (antigo Twitter), muitos concordaram com a opinião dada por Tiago Leifert, sobretudo os torcedores rivais do Flamengo. Estes, inclusive, citaram os nomes de Galvão Bueno e Luis Roberto como exemplos de narrações tendenciosas em jogos do Rubro-Negro.
Muitos ainda recordam a postura de Galvão na final da Copa do Brasil de 2004. Na época, a equipe paulista calou o Maracanã ao vencer por 2 a 0 e conquistar o título nacional. Em ambos os gols, o locutor foi bastante discreto, sem muita emoção.
Próximo jogo do Mengão
Líder do Brasileirão com 47 pontos, o Flamengo volta a campo no próximo dia 14, contra o Juventude, no estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul, pela 23ª rodada da Série A. Na sequência, o Rubro-Negro faz o clássico carioca com o Vasco, no Maracanã.

