Associações de árbitros reuniram-se com procurador do STJD e representantes da CBF (crédito: Divulgação)
A Anaf (Associação Nacional dos Árbitros de Futebol) e a Abrafut (Associação Brasileira dos Árbitros de Futebol) anunciaram uma força-tarefa nacional de defesa da arbitragem brasileira. A iniciativa promete ações na Justiça para responsabilizar dirigentes de clubes e jogadores por acusações sem provas.
O movimento das associações e árbitros acontece após reunião com o procurador-geral do STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva), Paulo Emílio Dantas Nazaré, e com representantes da CBF.
“A ANAF vai à Justiça contra quem atacar veladamente ou publicamente a arbitragem. O tempo da covardia cessou. O respeito não se pede, se impõe”, afirmou o presidente da ANAF, Salmo Valentim.
O que querem os árbitros
Em nota, Anaf e Abrafut chamaram de “ataques covardes” as declarações recentes de representantes de vários clubes. Elas demonstraram também preocupação com a reta final de Campeonato Brasileiro, com aumento de pressão aos árbitros.
As associação também afirmaram que “defendem o profissionalismo, a valorização e o respeito aos árbitros brasileiros”. E avisam que “não aceitarão mais a cultura da intimidação e do linchamento moral que corrói o futebol nacional”.
A principal reclamação é com as insinuações de que erros da arbitragem seriam para beneficiar ou prejudicar determinada equipe. A cada rodada, dirigentes, jogadores ou os clubes por intermédio de nota oficial manifestam-se contra decisões da arbitragem. Além disso, enviam ofícios à CBF e pedem para que determinado juiz não apite mais suas partidas.
“O futebol brasileiro vive há anos um festival de transferência de responsabilidade, em que erros de gestão, falhas técnicas e falta de planejamento são mascarados por ataques covardes a quem carrega o apito”, diz a nota.
Elogios à CBF
O comunicado também destaca que a atual gestão da CBF tem investido em cursos, seminários e preparação para aprimorar o desempenho dos árbitros. Admite também que “o trabalho agora é de reconstrução total”.
” A cobrança imediata que tem ocorrido é semelhante à de um clube que sai da Série D e luta para chegar diretamente à Série A sob nova direção”, afirma as associações.
A entidade máxima do futebol brasileiro, inclusive, mostra preocupação com esse tema. Há um estudo para que, a partir de 2027, possa profissionalizar a arbitragem no Brasil, mas não há prazo definido para a implementação.
O recado das associações de árbitros
Por fim, Anaf e Abrafut deixam um recado final, reforçando que buscarão responsabilizar quem atacar os árbitros.
“Crítica é parte do jogo. Difamação, não. Quem ultrapassar esse limite vai responder nos tribunais”.

