Home DESTAQUE Atacante do Corinthians passa por cirurgia no joelho e deve perder resto de temporada

Atacante do Corinthians passa por cirurgia no joelho e deve perder resto de temporada

Vitinho pode ficar de fora por até oito semanas

Douglas Nunes
Formado em Jornalismo e com especialização em jornalismo esportivo, Douglas é jornalista há mais de 10 anos. Trabalhou com assessoria na Escola Zico e no Audax-RJ, além de ter sido repórter do Grupo O Dia. Está no mercado de iGaming desde 2016.
Atacante do Corinthians passa por cirurgia no joelho e deve perder resto de temporada

Vitinho disputa jogada pelo Corinthians. Foto: Sipa US/Alamy Live News

O Corinthians ganhou mais uma preocupação médica nesta reta final de Campeonato Brasileiro. O atacante Vitinho passou, nesta segunda-feira (6), por uma artroscopia no joelho direito, após ser diagnosticado com uma lesão no menisco medial. O procedimento foi realizado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, pelos médicos Dr. André Maurício Freitas e Dr. Erick Murata, que integram o departamento médico do clube.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

O jogador se lesionou durante a vitória por 3 a 0 sobre o Mirassol, no último sábado, na Neo Química Arena, pela 27ª rodada do Brasileirão. O problema aconteceu no segundo tempo, minutos depois de o atacante ter dado a assistência para Yuri Alberto abrir o placar. Em uma disputa de bola com Daniel Borges, Vitinho sentiu fortes dores no joelho direito, tentou permanecer em campo, mas acabou deixando o gramado de maca, sendo substituído por Ryan.

Cirurgia e recuperação

De acordo com comunicado oficial divulgado pelo Corinthians, a cirurgia foi bem-sucedida e o atleta deve permanecer em repouso até a quarta-feira (8). A partir de quinta-feira (9), ele iniciará o processo de recuperação fisioterápica no CT Joaquim Grava, sob acompanhamento da equipe médica alvinegra.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Embora o clube não tenha informado um prazo exato para o retorno, a estimativa inicial é que o atacante fique afastado entre quatro e oito semanas, dependendo da evolução clínica. Em casos mais complexos, a reabilitação completa pode levar até seis meses.

“O procedimento correu dentro do esperado. Agora, o atleta inicia uma nova etapa, focada em reabilitação e fortalecimento muscular”, informou nota da assessoria do Corinthians.

A expectativa é que, se a recuperação ocorrer dentro do prazo mínimo, Vitinho ainda possa atuar em algumas partidas finais do Brasileirão 2025. No entanto, caso o tratamento exija um tempo maior, o atacante pode ficar fora do restante da temporada.

PUBLICIDADE

Desfalques preocupam comissão ténica

A ausência de Vitinho aumenta a lista de jogadores entregues ao departamento médico do Corinthians. Além do atacante, o técnico Dorival Júnior também não conta com André Ramalho, que se recupera de um estiramento no músculo posterior da coxa direita; Rodrigo Garro, com lesão na panturrilha direita; André Carrillo, que trata uma lesão ligamentar no tornozelo; e Charles, que sofre com dores no joelho.

PUBLICIDADE

Com isso, o treinador deve recorrer às categorias de base e opções reservas para montar o elenco que enfrentará o Santos, no Clássico Alvinegro do próximo dia 15 de outubro, às 21h30, na Vila Belmiro, pela 28ª rodada do Brasileirão.

Reabilitação e retorno gradual

De acordo com especialistas em medicina esportiva, o sucesso da recuperação depende de uma combinação entre repouso, fisioterapia progressiva e fortalecimento muscular. Nas primeiras semanas, o foco é evitar inflamações e restabelecer a mobilidade articular. Posteriormente, o jogador inicia atividades em piscina, bicicleta e, por fim, exercícios de impacto controlado.

A previsão é que Vitinho só volte a treinar com bola quando estiver totalmente livre de dores e com o joelho estabilizado. A pressa no retorno poderia comprometer a recuperação e causar novas lesões.

Momento do Corinthians no Brasileirão

O Corinthians vive uma fase de oscilação no Campeonato Brasileiro, mas a vitória sobre o Mirassol deu novo fôlego à equipe. O time busca encerrar o campeonato em posição que garanta vaga em competições internacionais de 2026.

PUBLICIDADE
Better Collective