Ygor Catatau em campo pelo Vasco em 2020. Foto: Thiago Ribeiro / AGIF (via AP)/ Alamy
O jogador Ygor Catatau, que ficou afastado do futebol por 2 anos e 2 meses (totalizando 953 dias sem marcar um gol), balançou as redes em seu retorno.
Ele marcou um dos gols na vitória do Volta Redonda sobre o Atlético-GO por 3 a 0, em partida válida pela Série B do Campeonato Brasileiro. O gol, que abriu o placar, levou o atacante às lágrimas.
Catatau foi banido do futebol em 2023 após ser punido na Operação Penalidade Máxima, que investigou a manipulação de resultados na Série B, época em que defendia o Sampaio Corrêa-MA.A suspensão o obrigou a rescindir um contrato com um clube iraniano, que lhe renderia cerca de R$ 10 milhões por ano.
Em 2025, sua situação mudou quando o Pleno do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) decidiu, por unanimidade, reabilitá-lo e a outros dois atletas envolvidos no mesmo caso, após um acordo entre as partes.
Com a reabilitação, o atacante pôde retornar às atividades profissionais, atuando agora pelo Volta Redonda, onde marcou seu primeiro gol pós-banimento.

