Carlo Ancelotti conquistou o grupo da Seleção Brasileira (Rafael Ribeiro/CBF)
A CBF confirmou que o Brasil enfrentará Senegal e Tunísia nos dois últimos amistosos do ano, marcados para novembro. As partidas na Europa serão as últimas para testes e observações de jogadores, como avisou o técnico Carlo Ancelotti .
Além disso, a entidade avalia a possibilidade de disputar um jogo no Maracanã, como preparação final para a Copa do Mundo de 2026.
Os próximos jogos da Seleção Brasileira
Em 15 de novembro, a equipe de Carlo Ancelotti encara Senegal no Emirates Stadium, em Londres, às 13h (de Brasília). Três dias depois, no dia 18, o duelo será contra a Tunísia, às 16h30, no Decathlon Stadium, em Lille, na França.
A escolha dos adversários atendeu a um pedido do técnico italiano, que buscava enfrentar seleções classificadas para a Copa do Mundo.
Adversários de vários continentes
Os dois duelos com africanos fazem parte de um planejamento da comissão técnica da seleção brasileira, de enfrentar várias escolas como testes. Em outubro, foram os asiáticos: goleada sobre a Coreia do Sul, por 5 a 0, e derrota de virada para o Japão, por 3 a 2.
Já em março, na última Data Fifa antes da Copa do Mundo, será a vez de enfrentar europeus. Um dos adversários já está praticamente definido, a França. O outro ainda está em negociações e deve ser Croácia ou Portugal.
Amistosos da Seleção em março
Ancelotti aproveitou os jogos asiáticos para fazer observações no elenco, assim como acontecerá contra Senegal e Tunísia. Por isso, a próxima convocação deve ter mais novidades, inclusive com mais nomes que atuam no futebol brasileiro.
Segundo o treinador, cerca de dois terços do grupo já estão definidos, mas há indefinições em todas as posições, principalmente no ataque e nas laterais.
A ideia é sanar essas dúvidas ainda em 2025, para que os dois jogos contra os europeus em 2026 já tenham praticamente o grupo que irá para a Copa do Mundo.
Jogo de despedida no Maracanã
Além dos dois amistosos no próximo ano, a seleção brasileira estuda a possibilidade de enfrentar uma seleção mais frágil antes de viajar para Estados Unidos, México ou Canadá. Segundo a ESPN, a CBF quer fazer um amistoso de despedida no Maracanã, no Rio.
Entretanto, a definição dependerá de algumas questões. A principal é o sorteio dos grupos da Copa do Mundo. Caso o Brasil caia em um grupo cuja estreia seja mais tarde no torneio, as chances desse jogo no Rio acontecer são maiores.
Outra questão é o período de preparação, caso a comissão técnica opte pelos primeiros treinos na Granja Comary, em Teresópolis.

