Home Futebol Final da Libertadores recebe sugestão de Brasília como ‘plano B’ no lugar de Lima

Final da Libertadores recebe sugestão de Brasília como ‘plano B’ no lugar de Lima

Governo do Distrito Federal oferece Estádio Mané Garrincha como opção para a decisão continental

Hugo Tavares
Colaborador do Torcedores
Final da Libertadores recebe sugestão de Brasília como ‘plano B’ no lugar de Lima

Distrito Federal ofereceu Mané Garrincha para receber a final da Libertadores (Foto: Rafael Ribeiro/CBF)

Brasília entrou oficialmente para se tornar opção para sediar a final da Libertadores de 2025. O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), enviou na quarta-feira (22) um ofício à CBF e à Conmebol com a proposta de colocar o estádio Mané Garrincha como alternativa caso a tensão política em Lima impeça que a decisão seja no Monumental.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

O movimento de Brasília ocorreu um dia depois do presidente do Peru, José Jerí, decretar estado de emergência em Lima por 30 dias. O documento enviado cita a “tensão política e de segurança” no país.

O que diz a carta do governo do Distrito Federal

A proposta cita a grande capacidade do Mané Garrincha, para mais de 70 mil pessoas, o que o deixa atrás apenas do Maracanã.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

“Trata-se do segundo maior estádio do Brasil, com capacidade para 72.851 espectadores, dispondo de porte para sediar esse importante evento”. Além disso, o governo do Distrito Federal se compromete em garantir segurança e estrutura de alto nível para o evento.

Ibaneis também afirma que o Distrito Federal tem totais condições de receber a decisão continental, com rede hoteleira ampla, mobilidade urbana estruturada e o apoio das forças de segurança locais.

O governador reforçou ainda o compromisso com a manutenção do gramado do Mané Garrincha, que já recebeu grandes eventos internacionais.

PUBLICIDADE

O trunfo para receber a final da Libertadores

Uma questão que poderia jogar a favor de Brasília é a possibilidade de Flamengo e Palmeiras chegarem à final continental, em 29 de novembro. Neste caso, poderia haver um lobby até mesmo da CBF para uma mudança, caso a situação em Lima continue preocupante.

PUBLICIDADE

O Rubro-Negro deu um passo rumo à decisão, com a vitória por 1 a 0 sobre o Racing, no Maracanã. Já o Palmeiras enfrenta a LDU nesta quinta-feira, em Quito, no Equador.

As partidas de volta, que definirão os finalistas, acontecem na semana que vem. As duas equipes brasileiras podem reeditar a final da Libertadores de 2021, vencida pelo Verdão por 2 a 1, com gol de Deyverson na prorrogação.

Cenário de incerteza no Peru

A decisão inicial da Conmebol é manter a final da Libertadores em Lima, mesmo com a atual situação delicada. Mas os dirigentes acompanham de perto a situação, já que o estado de emergência acaba uma semana antes do jogo.

O país vive uma nova crise política desde a destituição da presidente Dina Boluarte, no dia 10 de outubro, sob acusação de “incapacidade moral”. José Jerí assumiu o cargo e é o oitavo presidente peruano em uma década.

PUBLICIDADE

mais de um mês a capital peruana convive com grandes protestos. Entre as demandas estão o combate à violência, o fechamento do Congresso atual e a convocação de uma assembleia constituinte para definir nova constituição.

Better Collective