Jogadores de Flamengo e Cruzeiro disputam a bola. Foto: Alamy/Thiago Ribeiro/AGIF
Em confronto direto pelas primeiras posições do Campeonato Brasileiro 2025, Flamengo e Cruzeiro ficaram no empate em 0 a 0 nesta quinta-feira (2), no Maracanã, pela 26ª rodada da Série A. Apesar do placar sem gols, o duelo reuniu intensidade, emoção e grandes defesas, deixando a disputa pelo título ainda mais aberta.
Com o resultado, o Flamengo chegou a 55 pontos em 25 jogos e manteve a liderança. O Cruzeiro, por sua vez, foi a 51 pontos em 26 partidas e caiu para a terceira colocação, ultrapassado pelo Palmeiras, que venceu o Vasco na rodada e assumiu a vice-liderança.
Primeiro tempo de equilíbrio e chances claras
O jogo começou quente no Maracanã, com divididas intensas e quatro cartões distribuídos em apenas 20 minutos. O árbitro Ramon Abatti Abel foi bastante contestado pelas duas equipes.
Com maior posse de bola, o Flamengo tentou controlar as ações ofensivas, criando boas oportunidades entre os 26 e 28 minutos com Varela e Arrascaeta. Já o Cruzeiro respondeu em velocidade: Kaio Jorge e Christian obrigaram Rossi a fazer duas grandes defesas em sequência, evitando o gol da Raposa.
O primeiro tempo terminou sem gols, mas com equilíbrio: foram nove faltas cometidas por cada lado e boas chegadas de ambas as equipes.
Defesas decisivas de Rossi e Cássio
Na etapa final, o ritmo foi ainda mais eletrizante. O Flamengo começou pressionando, e logo aos seis minutos Samuel Lino obrigou Cássio a fazer uma grande defesa após cruzamento de Carrascal.
O Cruzeiro respondeu com Kaio Jorge e Matheus Pereira, que pararam em grandes intervenções de Rossi. Do outro lado, Cássio voltou a brilhar, impedindo tentativas de Varela e Carrascal.
Aos 37 minutos, William foi expulso após receber o segundo cartão amarelo, deixando o Cruzeiro com um a menos. O Flamengo partiu para o ataque, mas não conseguiu superar a defesa mineira. O atacante Gabriel Barbosa, que voltou ao Maracanã sob vaias, entrou no fim mas pouco contribuiu.
Pelo lado Rubro-negro, Pedro também foi acionado para entrar somente no segundo tempo. No entanto, pouco conseguiu contribuir.
Jogo faltoso
A partida no Maracanã terminou com 35 faltas. Foram 19 o Cruzeiro contra 16 do Flamengo. Isso resultou também em uma chuva de cartões. Seis jogadores do clube mineiro foram amarelados, com William sendo expulso. Já o time Rubro-negro recebeu três cartões.
Situação da tabela do Brasileirão
Com o empate, o Flamengo desperdiçou a chance de abrir vantagem maior sobre o Palmeiras, mantendo apenas três pontos de diferença para o rival.
- 1º Flamengo: 55 pontos em 25 jogos
- 2º Palmeiras: 52 pontos em 26 jogos
- 3º Cruzeiro: 51 pontos em 26 jogos
Próximos jogos
O empate deixa a disputa da 27ª rodada do Campeonato Brasileiro ainda mais emocionante. Isso porque o Flamengo visita o Bahia no domingo (5), às 18h30, na Casa de Apostas Arena Fonte Nova, em Salvador. Já o Cruzeiro recebe o lanterna Sport no Mineirão, também no domingo, às 20h30.
Além da dupla, o Palmeiras segue na cola, com três pontos de distância para o Rubro-negro. O Alviverde faz o clássico com o São Paulo, no Morumbis, neste domingo (5), ás 16h.

