Vini Jr. tem contrato com o Real Madrid até o meio de 2027 (Foto: Magara Press SL/Alamy Live News)
Um estudo sobre as melhores categorias de base do futebol incluiu Palmeiras, São Paulo, Corinthians e Flamengo entre os principais clubes. Nenhum deles está entre os 10 primeiros, mas figuram entre os 20 com mais jogadores formados e que estão em atividade em 49 ligas ao redor do mundo.
As posições dos quatro clubes
O São Paulo, em 12º lugar, é o melhor brasileiro na lista organizada pelo CIES Observatório de Futebol. São 65 revelações da base em atividade nas principais ligas pelo mundo, , como David Neres, com média de 2.421 minutos jogados.
Logo depois, na 14ª posição está o Corinthians. São 57 jogadores, como Marquinhos, das divisões de base do clube e 2.750 minutos em campo. Na sequência está o Flamengo, em 15º, com 51 revelações, como Vini Jr e Lucas Paquetá, e 2.973 minutos.
O Palmeiras aparece em 18º lugar. São 56 jogadores, incluindo Endrick e Estêvão, espalhados pelas ligas e que jogam uma média de 2.620 minutos.
Como é o estudo das melhores bases do mundo
Para organizar a lista, o Observatório do futebol criou um índice de ranqueamento. Ele leva em conta o número de jogadores, o nível dos clubes pelos quais jogaram no ano passado e os minutos oficiais em campo.
Para definir os clubes formadores o critério adotado é que sejam os primeiros times nos quais os jogadores atuaram por pelo menos três temporadas. Além disso, passagem dessas revelações de ser no período entre seus 15 e 21 anos.
Benfica tem a melhor base do mundo
A lista aponta os 100 clubes com a melhor formação com base nos jogadores revelados. E novamente o Benfica fica no topo, assim como em 2024.
O time português aparece com 93 jogadores formados no clube espalhados pelas ligas do mundo. Está à frente de Barcelona e River Plate, o primeiro sul-americano e que completa o Top-3.
Ajax (Holanda), Boca Juniors (Argentina), Sporting (Portugal), Dínamo Zagreb (Croácia), Defensor (Uruguai), Real Madrid (Espanha) e Vélez Sarsfield (Argentina) completam o Top-10.
Outros brasileiros na lista
Ao todo, 30 países fazem parte do ranking, com os argentinos como maioria, com 15 representantes. O Brasil vem logo atrás, com 11 clubes.
Além dos quatro melhores colocados do país, também estão na lista das melhores bases do mundo: Santos (31º lugar), Grêmio (33º), Cruzeiro (35º), Internacional (37º), Fluminense (38º), Athletico-PR (58º) e Atlético-MG (93º).

