Lendas do futebol feminino, Marta e Cristiane são duas das maiores artilheiras da Seleção Brasileira (Foto: Alamy)
Que Marta é a maior jogadora de todos os tempos, todos sabem. Aos 39 anos, a camisa 10 da Seleção Brasileira tem até um prêmio da FIFA com seu nome, dedicado ao gol mais bonito da temporada, inspirado no Prêmio Puskas. Ela é uma das poucas atletas a receber homenagem em vida.
No entanto, além dela, outras jogadoras marcaram – e ainda marcam – seus nomes na história do futebol brasileiro. Você sabe quais são as maiores artilheiras da história da seleção? Confira a seguir:
Pretinha e Roseli – 42 gols cada
As duas jogadoras estão empatadas na quinta posição. Elas fizeram parte da geração que ajudou a popularizar o futebol feminino no Brasil, entre 1991 e 2014.
Bia Zaneratto – 43 gols
Atualmente no Kansas City, dos Estados Unidos, a ex-jogadora do Palmeiras tem 31 anos e ocupa a quarta posição do ranking. Ela já disputou duas Olimpíadas e quatro Copas do Mundo, e segue sendo nome constante nas convocações à Seleção Brasileira.
Debinha – 61 gols
Também no Kansas City, Debinha é uma das jogadoras mais presentes na Seleção Brasileira nos últimos anos. Aos 34 anos, ela já foi protagonista em Copas do Mundo e Copas América pelo Brasil.
Cristiane – 79 gols
Na segunda posição, uma das maiores jogadoras da história. Cristiane estreou pela Seleção Brasileira em 2003 e, desde então, fez história nas competições em que disputou. Aos 40 anos, a artilheira está no Flamengo, mas não vem mais sendo convocada para defender a amarelinha.
Marta – 120 gols
Fechando a lista, a rainha do futebol. São incríveis 120 gols marcados pela Seleção Brasileira, dispensando apresentações ou comentários. Marta revolucionou o futebol feminino e, até hoje, inspira novas jogadoras da modalidade.

