Craque Neto citou as 10 vítimas da tragédia do Ninho do Urubu em seu programa (crédito: Reprodução de TV / Band)
Craque Neto fez um forte desabafo sobre a decisão da Justiça de absolver os sete réus acusados pela tragédia no Ninho do Urubu, em 2019. O apresentador do programa ‘Donos da Bola’ mostrou indignação pelo fato de não haver alguém responsabilizado pelo incêndio que matou 10 jovens das divisões de base do Flamengo.
“Se fosse o filho de um político, de um empresário ou de um dirigente importante, já teriam sido presos. Mas como eram meninos pobres, negros, filhos de trabalhadores, nada acontece”, disse.
“Não é questão de clube. Se fosse Corinthians, São Paulo ou qualquer outro, eu falaria do mesmo jeito. Dez crianças morreram queimadas dentro de contêineres e ninguém foi preso. Isso é absurdo!”
Emoção do Craque Neto ao citar os 10 jovens da tragédia
Durante o programa, Craque Neto exibiu fotos das dez vítimas, que tinham 14 e 15 anos e dormiam no alojamento do CT. O apresentador citou cada uma pelo nome e chegou a se emocionarem alguns momentos.
“Vocês mataram Athila, Arthur, Bernardo, Christian, Gedson, Jorge Eduardo, Pablo Henrique, Rykelmo, Samuel e Vitor. Dez anjos. Ninguém foi responsabilizado. Vocês destruíram famílias inteiras. Não existe dinheiro que pague isso”, disse.
A decisão da Justiça
O processo tramitava na 36ª Vara Criminal desde janeiro de 2021, após apuração sobre as causas do incêndio. No momento da tragédia, 26 jogadores da base estavam no alojamento e a maioria conseguiu sair a tempo.
Os sete denunciados responderam pelos crimes de incêndio culposo e lesão grave, e conseguiram a absolvição em primeira instância. O juiz os retirou do processo outros quatro antes do julgamento. A decisão cabe recurso.
Entre os argumentos para a decisão, o juiz Tiago Fernandes de Barros entendeu que não há provas suficientes para condenar os réus. Fato que revoltou Craque Neto.
“Como não tem prova? Como não tem culpa? Então por que o Ministério Público não pediu mais investigação? Dez crianças morreram e o juiz diz que não dá pra culpar ninguém?”, criticou.
Crítica de Neto ao Flamengo por tratamento às famílias
O ex-jogador também criticou o Flamengo pela postura que adotou em relação às famílias das vítimas. A antiga gestão dificultou o pagamento de indenização, até que os acordos saíram com as 10 famílias, após negociações frustradas.
“Quando é pra contratar jogador caro ou mandar técnico embora, o dinheiro aparece. Mas pra pagar as famílias, demorou anos. É vergonhoso”, criticou.
Reação das famílias da tragédia no Ninho
A Associação dos Familiares de Vítimas do Incêndio do Ninho do Urubu (Afavinu) divulgou nota de repúdio, classificando a decisão como “uma afronta à memória das vítimas e ao sentimento de justiça”. O grupo prometeu recorrer e seguir cobrando responsabilização.
O documento ressalta que os jovens dormiam em contêineres improvisados, sem autorização da prefeitura, com falhas elétricas e janelas gradeadas.
“A absolvição reforça o sentimento de impunidade e enfraquece a proteção à vida de menores em instituições esportivas”, diz o texto.

