Endrick não jogou na temporada pelo Real Madrid (crédito: Magara Press SL/Alamy Live News)
O pai de Endrick, Douglas Sousa, publicou uma simples frase em comentário no Instagram que foi suficiente para animar os torcedores do Palmeiras nesta terça-feira (21). Em resposta a uma postagem que sugeriu o retorno do atacante, que não tem espaço no Real Madrid, ele não descartou a possibilidade, mesmo que seja muito difícil de acontecer.
“Palmeiras teria que fazer uma proposta, um projeto”, escreveu Douglas Sousa.
Realidade é diferente do que diz pai de Endrick
Apesar da declaração, a situação é bem mais complexa. Sem espaço no Real Madrid, onde ainda não estreou na temporada, o jovem de 19 anos já admite a possibilidade de ir para outro clube.
Ainda assim, o retorno ao Brasil não está nos planos iniciais nem do estafe de Endrick nem na diretoria merengue.
Empréstimo vira alternativa
Segundo informações da imprensa espanhola, tanto Real Madrid quanto Endrick já entendem que a melhor solução no momento é um empréstimo. Antes convicto de que o melhor era permanecer e conquistar espaço, o atacante já não pensa assim.
Ao não ganhar oportunidades com Xabi Alonso, ele vê o sonho de disputar a Copa do Mundo ficar distante a cada convocação.
Por outro lado, o clube espanhol ainda considera o jovem como um talento que ainda pode render frutos. E quer emprestá-lo, até para ganhar mais experiência no futebol europeu.
Por isso, a alternativa de voltar ao futebol brasileiro a partir de janeiro de 2026 é muito pequena, apesar da frase do pai de Endrick. A ideia é colocá-lo em um time europeu em que possa jogar e ganhar ritmo em alto nível.
Leia também: Vitor Roque entra na mira de clubes ingleses, mas Palmeiras tem trunfo
Trajetória no Real Madrid
Desde que chegou ao Real, no segundo semestre de 2024, Endrick disputou 37 partidas oficiais e marcou sete gols, mas sem muito espaço com Carlo Ancelotti.
Tudo piorou ao fim da temporada, quando o atacante sofreu uma grave lesão na coxa direita. Ele ficou fora por cerca de quatro meses e foi para o fim da fila na disputa no ataque do Real Madrid.
Aos 19 anos, ele tem contrato até junho de 2030. O Real Madrid o contratou em 2022 e pagou 35 milhões de euros fixos (cerca de R$ 198 milhões à época) ao Palmeiras. O valor pode chegar a 60 milhões com bônus por metas atingidas.
O que diz Xabi Alonso sobre Endrick
Em coletiva de imprensa nesta terça-feira (21), o técnico do Real Madrid desconversou sobre um possível empréstimo. Entretanto, admitiu que a forte concorrência no elenco deixa o jovem sem espaço, mas não descartou utilizá-lo.
“É preciso estar preparado para cada partida. Endrick, Gonzalo e Brahim têm que estar prontos. Eles vão entrar, e é preciso estar preparado. Isto é a elite, e precisamos de muitos jogadores bons”, avisou Xabi Alonso .

