Elenco sub-17 do Palmeiras treinará até dezembro, quando volta a jogar (crédito: Fabio Menotti / Palmeiras)
O Palmeiras afastou todo o elenco sub-17 que disputava o Campeonato Paulista da categoria. A diretoria tomou a medida drástica ao identificar problemas disciplinares de alguns jogadores, além de uma certa disputa interna entre as gerações mais nova e mais velha.
Com a decisão, informada pelo site ‘ge’, as últimas partidas no Estadual serão com o time sub-16. Não apenas jogadores, mas também toda a comissão técnica e o restante da delegação.
Elenco sub-17 do Palmeiras volta a jogar em dezembro
O Palmeiras não revelou detalhes sobre o que aconteceu, mas confirmou que nenhum jogador ou funcionário foi demitido. Inclusive, o elenco sub-17 treinará nos próximos meses e só voltará às competições em dezembro, na Super Copa Capital, em Brasília.
Diante dos problemas disciplinares, a diretoria do clube entendeu que tem que mostrar que mais importante que os resultados é a formação dos jogadores.
Geração promissora no Palmeiras
O atual elenco sub-17 do Verdão teve destaque em 2025, chegando às semifinais do Campeonato Brasileiro e do Mundial de Clubes da categoria. Na competição nacional, caiu para o Grêmio nos pênaltis, assim como aconteceu na eliminação para o Barcelona, após empate em 2 a 2 no tempo normal.
Leia também: Palmeiras alcança campanha histórica e liderança isolada no Brasileirão
Entre as grandes promessas estão os atacantes Juan Gabriel e Juan Francisco, que se destacam com gols nas competições da categoria. O primeiro, aliás, assinou o primeiro contrato profissional com multa de 100 milhões de euros.
Já o volante Luis Pacheco estreou pelos profissionais recentemente. Outro nome que chama a atenção é o do zagueiro Guilherme Lira, por ser sub-16 e já estar como titular.
Nos últimos anos, as categorias de base do Palmeiras revelaram grandes promessas que fizeram o clube lucrar. Principalmente Endrick, negociado ao Real Madrid, e recentemente Estêvão, que está no Chelsea e é titular na seleção brasileira de Carlo Ancelotti.
Campanha sólida do elenco sub-17 no Estadual
Antes do afastamento, o Palmeiras fazia grande campanha no Paulistão sub-17, com 20 vitórias, um empate e apenas uma derrota. Na última rodada, o time goleou o Brasilis FC por 6 a 0 e garantiu a classificação às quartas de final.
Nesta partida, alguns jogadores sub-16 já marcaram presença entre os relacionados, como ocorreu em outras ocasiões, por opção técnica.
O clube ainda reforçou que os episódios de indisciplina motivaram a decisão de substituição da categoria, mas que o planejamento da base e do profissional não será afetado.

