Taça das Favelas agitará o Pacaembu neste sábado (1º) (Foto: Divulgação)
A Taça das Favelas Brasil, torneio nacional que reúne representantes das periferias do país, chegou à sua grande decisão. Neste sábado (1º), os finalistas entrarão em campo na Mercado Livre Arena Pacaembu, em São Paulo (SP), para definir os títulos nas categorias masculino e feminino. A Globo transmitirá os dois jogos.
Os portões do Pacaembu abrirão às 13h (horário de Brasília), e logo depois, a partir das 15h, a bola rola. As mulheres entram em campo primeiro, com a final entre Paraíba x Minas Gerais. Em seguida, às 16h30, será a vez da decisão masculina, entre Rio de Janeiro x São Paulo. Os jogos acontecerão em dois tempos de 30 minutos.
A importância social da Taça das Favelas
Neste ano, a competição também reforça seu compromisso com a luta antirracista, por meio da campanha “Racismo não é falta, é crime”. A iniciativa foi destaque ao longo de toda a edição com ações de conscientização dentro e fora de campo, reafirmando o papel da Taça das Favelas como um instrumento de transformação social e combate às desigualdades.
“A Taça das Favelas é um movimento de identidade e protagonismo que promove transformação social por meio do esporte“, disse Geovana Borges, vice-presidente institucional da CUFA. A Central Única das Favelas é a principal realizadora do torneio. “E a grande final do Favelão vai celebrar tudo o que essa edição construiu: uma mistura de culturas e talentos. Estamos preparando uma grande festa“, completou, por fim.
Ademais, durante as partidas, será aplicada a regra dos 2 minutos. Em caso de ficar no chão e demorar a se levantar, resultando na paralisação do jogo, o atleta ficará dois minutos fora de campo para receber o devido atendimento médico e assegurar sua integridade. Se o jogador não precisar de atendimento, também ficará de fora dois minutos por tentar ludibriar a arbitragem e atrasar a partida.

