Rayan comemora um dos gols da vitória do Vasco no clássico contra o Fluminense nesta segunda-feira Credit: Ruano Carneiro/Alamy Live News
O Vasco venceu o Fluminense por 2 a 0 na noite desta segunda-feira, no Maracanã, em jogo válido pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro de 2025. O time cruz-maltino contou com gols de Rayan e Nuno Moreira para subir na tabela de classificação. Agora, o Vasco ocupa a oitava colocação, com 39 pontos.
Por outro lado, depois de vencer o Juventude jogando mal e ainda assim sendo vaiado pela torcida, o Fluminense viu o rival encostar e ameaçar sua posição na luta por uma vaga na próxima Copa Libertadores da América. No momento, o Tricolor ocupa a sétima colocação, com 41 pontos. Vale lembrar que o clube das Laranjeiras tem um jogo a menos.
Mais de 50 mil torcedores presenciaram o Vasco superar o rival das Laranjeiras. O jogo marcou o retorno do Cruz-Maltino às vitórias no Maracanã, algo que não acontecia desde 2023, quando o time derrotou o Atlético-MG por 1 a 0.
Leia também: Rayan faz história e se aproxima de marca de Roberto Dinamite no Brasileirão
Fluminense pressiona, Vasco marca
O jogo começou com pressão do Fluminense. Logo aos três minutos, Cano perdeu uma grande chance ao finalizar em cima de Léo Jardim. O Tricolor seguiu adiantado, marcando o adversário no campo ofensivo, o que acabou forçando alguns erros na saída de bola do time vascaíno.
Aos 10 minutos, o Flu criou nova oportunidade, mas a defesa conseguiu afastar o perigo. Aos poucos, o Vasco começou a sair mais da defesa e equilibrar as ações ofensivas. O jogo ficou mais truncado, com muitas reclamações contra a arbitragem.
Foi então que, com mais ímpeto no ataque, o Cruz-Maltino abriu o placar. Aos 30 minutos, Rayan arrancou pelo meio e, da entrada da área, chutou forte. A bola desviou em Serna e enganou Fábio — 1 a 0 para o Vasco. É importante destacar que este foi o quinto gol do atacante nos últimos seis jogos. No Brasileirão já são 13. A equipe comandada por Fernando Diniz seguiu pressionando, mas o placar permaneceu inalterado até o intervalo.
Leia também: Germán Cano vive seca de gols e preocupa o Fluminense
Vasco marca o segundo e controla o jogo
A segunda etapa começou como terminou a primeira: com o Vasco mais presente no ataque e criando as melhores chances. O Fluminense, embora mais ofensivo na postura, só fez alterações após o segundo gol vascaíno.
Em mais uma jogada rápida do jovem Rayan, o camisa 77 arriscou de fora da área. Fábio não segurou, dividiu com Andrés Gomez, e a bola sobrou para Nuno Moreira, que, sem goleiro, empurrou para o fundo das redes — 2 a 0.
Aos 15 minutos, o técnico Zubeldía resolveu mexer no time: John Kennedy e Keno foram a campo. As jogadas de ataque se tornaram mais frequentes, obrigando Léo Jardim a trabalhar, mas o Fluminense não conseguiu transformar a pressão em gols. O Vasco controlou o jogo até o apito final: vitória segura por 2 a 0.
Equipes voltam a campo no fim de semana
Os dois times voltam a campo no próximo fim de semana pelo Campeonato Brasileiro. O Fluminense, no sábado, enfrenta o Internacional às 17h, novamente no Maracanã — o segundo de uma sequência de três jogos no estádio. Já o Vasco vai até Bragança Paulista encarar o Red Bull Bragantino no domingo, às 18h30. Ambos os duelos são válidos pela 29ª rodada da competição.

