Lucas Lima é um dos principais jogadores do Sport na temporada (Photo: Thiago Ribeiro/AGIF)
O Sport Recife está virtualmente rebaixado para a Série B do Campeonato Brasileiro. Com apenas duas vitórias em 32 jogos, o Leão, lanterna da competição, vive uma grande crise às vésperas de encarar o Flamengo, rival da famosa disputa pelo Campeonato Brasileiro de 1987, neste sábado, na Arena Pernambuco. O que poderia ser apenas uma crise dentro de campo, afinal o time pernambucano é um dos que subiram da Segundona na última temporada, acabou se estendendo para fora das quatro linhas.
Nesta sexta-feira, depois da grande polêmica pela venda do jogo contra os cariocas, que gerou protestos, o presidente Yuri Romão pediu para deixar o cargo antes do fim do mandato. Em coletiva de imprensa na Ilha do Retiro, Romão revelou que sairá da cadeira de presidente no dia 31 de dezembro, ou seja, um ano antes do fim de sua gestão. Em terceira pessoa, o mandatário fez o comunicado.
“Nessa última reunião, a gente tomou uma decisão que o presidente Yuri Romão fica até o dia 31 de dezembro. Ao final desse período, a gente chama a auditoria, que já é normal, por conta da Lei Pelé. E logo após a auditoria, convocamos uma eleição para que se escolha um novo dirigente para tomar conta do Sport. Provavelmente será um mandato tampão e no final de 2026 novamente se faz a eleição para o triênio”, disse.
Leia também: Palmeiras tenta manobra com o STJD para não perder Vitor Roque na reta final; entenda
Leia também: Corinthians aprova nome de Anderson Talisca para 2026
Presidente evita falar em renúncia
O presidente Yuri Romão não conseguiu cumprir a principal meta da temporada, que era formar um grupo para se manter na primeira divisão. No entanto, mesmo pedindo para sair, o mandatário evitou chamar a atitude de renúncia. Segundo suas palavras, trata-se apenas de uma antecipação da eleição.
“Não é renúncia. Estou antecipando uma eleição e fico até a chegada de um novo presidente. O novo presidente vai receber o bastão da minha mão”, afirmou.
Em meio ao caos, Sport define time
Em meio aos problemas políticos do clube, o Sport tenta reunir forças para fazer frente ao Flamengo neste sábado, na Arena Pernambuco. Sem suspensos ou jogadores no departamento médico, o Leão deve repetir o time do último jogo nesta partida adiada da 12ª rodada do Brasileirão. Embora isso não mude muita coisa em relação à queda, uma derrota para os cariocas pode definir matematicamente o rebaixamento do Sport.
O técnico César Lucena segue sem poder contar com Pedro Augusto, que se recupera de uma lesão no quadril, e Igor Cariús, lesionado. Derik Lacerda, artilheiro do time no Brasileiro, está fora de forma definitiva por indisciplina. Já Zé Lucas segue com a Seleção Brasileira no Mundial Sub-17.
Assim, o possível Sport neste sábado contra o Flamengo deve ter: Gabriel; Matheus Alexandre, Rafael Thyere, Ramon Menezes e Luan Cândido; Rivera, Lucas Kal e Lucas Lima; Léo Pereira, Matheusinho e Pablo.

