Home Extra Após um mês afastado, árbitro Ramon Abatti Abel sai escoltado pela polícia

Após um mês afastado, árbitro Ramon Abatti Abel sai escoltado pela polícia

Árbitro do polêmico São Paulo e Palmeiras, apitou a Série B e saiu sob forte protestos dos jogadores

Emerson Silva
Jornalista com trajetória iniciada em 2007 e com passagens por instituições de destaque como o jornal Lance!, Fla TV e o Jockey Club Brasileiro. Apaixonado por contar histórias, acompanho o esporte de perto e valorizo cada detalhe para que a mensagem chegue de forma clara e interessante para quem lê.
Após um mês afastado, árbitro Ramon Abatti Abel sai escoltado pela polícia

Ramon Abatti Abel recebeu punição por sequência de erros (foto: Celso Pupo/FotoArena/Alamy Live News)

O árbitro Ramon Abatti Abel voltou a provocar a ira de um dos times em campo ao apitar a partida entre Athletic e Ferroviária pela Série B do Campeonato Brasileiro, na noite desta quinta-feira, na Arena Sicredi, em São João del-Rei, Minas Gerais. O jogo marcou a volta do árbitro após um período de um mês de suspensão pelos ocorridos no clássico entre São Paulo e Palmeiras, no início de outubro. Abatti Abel saiu escoltado pela polícia após o apito final.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

A polêmica começou quando o placar estava em 1 a 1, já na segunda etapa. Por volta dos 20 minutos, a Ferroviária marcou o segundo gol em um rápido contra-ataque com Fábio Fau. Contudo, no início da jogada, o volante Alencar cortou um lançamento do Athletic com a barriga, mas a bola teria resvalado no braço do jogador, que estaria levantado, o que caracteriza infração.

O VAR chamou Abatti Abel, que ficou três minutos analisando o lance e anulou o gol, marcando falta para a equipe da casa. A decisão gerou protestos da equipe paulista. Mesmo assim, o jogo seguiu até o fim. Foi então que Vitor Barreto recebeu cartão vermelho por uma falta nos minutos finais. Claudinei Oliveira, técnico da Ferroviária, reclamou e também foi expulso. Na cobrança da falta, saiu o gol do Athletic (2 a 1).

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Leia também: Robinho reduz tempo na prisão: saiba como conseguiu
Leia também: Dupla Fla-Flu tem oferta recorde por naming rights do Maracanã

Derrota com sabor amargo

O gol da vitória no fim, somado aos lances controversos, deixou a derrota da Ferroviária ainda mais amarga. Isso porque os dois times estão em situação de perigo na Série B. Com os três pontos da partida desta quinta-feira, o Athletic conseguiu ultrapassar a Ferroviária na tabela de classificação e deixar a zona de rebaixamento. Ou seja, a revolta tomou conta do time paulista.

Foi então que os jogadores e auxiliares da Ferroviária cercaram o árbitro no fim da partida e cobraram explicações sobre os dois lances. A polícia teve de ser chamada, e Ramon Abatti Abel precisou sair escoltado pelos agentes.

PUBLICIDADE

Polêmica no clássico no Morumbis

Ramon Abatti Abel passou um mês afastado dos gramados por conta da controversa atuação no clássico entre São Paulo e Palmeiras, no Morumbis, em outubro. Naquela ocasião, o árbitro teria deixado de marcar um pênalti considerado claro para o São Paulo, enquanto o jogo ainda estava 2 a 0 para a equipe da casa. Em outro lance, os são-paulinos reclamaram a falta de um cartão vermelho para Andreas Pereira após uma entrada forte no meio-campo. Após a polêmica e a grande repercussão, principalmente por conta da virada do Palmeiras, que venceu por 3 a 2, o árbitro acabou suspenso pela CBF.

PUBLICIDADE
Better Collective