Juliano Belletti faz carreira como técnico no Barcelona (foto: Divulfação)
Juliano Belletti vive um momento de ascensão no Barcelona. Hoje responsável pelo Atlètic, o time B do clube, o ex-lateral começou como auxiliar, trabalhou na base e agora está a um passo de, no futuro, comandar o time principal. E isso foi possível graças a uma conversa com Carlo Ancelotti.
O conselho inesperado de Ancelotti
Os dois trabalharam juntos no Chelsea, e o atual comandante da Seleção Brasileira foi quem fez o pentacampeão mundial pensar na possibilidade de se tornar técnico. Afinal, Belletti admitiu em entrevista ao jornal espanhol ‘Mundo Deportivo’ que antes disso não cogitou essa possibilidade.
“Eu não pensava em ser treinador. Eu era comentarista, viajando como embaixador do clube durante a pré-temporada, e jogando pelo Barça Legends. Encontrei Carlo Ancelotti e ele me perguntou se eu era treinador. Eu disse que não. E naquele momento ele fez um comentário que me fez pensar”, explicou o ex-jogador autor do gol do título da Champions League de 2005-06.
“Ele me disse que eu o ajudava muito taticamente nos jogos. Eu jogava como lateral, ponta, meio-campista… E foi aí que a ideia me surgiu. Estou indo passo a passo, sempre evoluindo”.
O longo período de Belletti até virar técnico
Agora comandante do Barcelona B, o pentacampeão está apenas no quarto ano como membro de comissão técnica. Desde que se aposentou em 2011, no Fluminense, ficou 10 anos em outras funções, quando trabalhou como comentarista do Sportv, além de participar de jogos festivos pelo Barcelona.
Após realizar cursos, ele começou como auxiliar do Cruzeiro, em 2021, e também passou pela base do São Paulo. Somente em janeiro de 2023 foi para o Barcelona, como auxiliar do sub-19 e, depois, do time B.
Seu primeiro trabalho como técnico foi no sub-19 do clube catação. Pelo time, conquistou o campeonato europeu da categoria (Youth League, a Champions da categoria9) e perdeu a final do Mundial Sub-20 para o Flamengo, no Maracanã, neste ano. Agora está à frente do Barcelona Atlètic, formando jogadores sub-23 para o time principal.
Os próximos passos
Aos 49 anos, Belletti também foi direto ao falar sobre seu objetivo maior: ser treinador da Seleção Brasileira. Entretanto, admite que o caminho ainda é longo para isso.
Por enquanto, vive a expectativa de num futuro próximo tornar-se o treinador da equipe principal do Barcelona. Para muitos na Espanha, isso pode acontecer após a saída de Hansi Flick.
“No momento, estou adaptado ao que o time reserva exige, à competição, à dinâmica desses jogadores, a garantir que estejam prontos para o time principal. Nunca vou fugir do meu trabalho. O clube está vendo que também posso contribuir muito para o time. Boa pergunta, deixe que eles (diretoria) respondam (risos)”, completou.

