Botafogo-SP vence o Amazonas e rebaixa o Volta Redonda para a Série C do Campeonato Brasileiro
Equipe da Cidade do Aço não fez uma boa campanha e vai disputar a terceira divisão do Brasil em 2026
O Volta Redonda está de volta à Série C do Brasileirão (Credit: SPP Sport Press Photo. /Alamy Live News)
O Volta Redonda está rebaixado para a Série C do Campeonato Brasileiro. A queda matemática da equipe do sul fluminense ocorreu na noite desta segunda-feira, quando o Botafogo-SP venceu o Amazonas por 1 a 0, em jogo válido pela 36ª rodada do Brasileirão da Série B. O resultado pôs fim às esperanças da equipe da Cidade do Aço de permanecer na competição do ano que vem.
Neste momento, o Volta Redonda ocupa a 19ª colocação na competição. São 18 derrotas, 10 empates e apenas oito vitórias. A equipe treinada por Rogério Corrêa não conseguiu se manter na competição um ano apenas de sua chegada. Vale destacar que o Volta Redonda venceu a Série C de 2024 e, por conta disso, conquistou a vaga na Série B de 2025.
A equipe, então, não conseguiu se encontrar com as vitórias e esteve muito aquém do time campeão da temporada passada. Afinal, o time ficou alguns períodos sem vencer durante a trajetória, mas neste momento, após a derrota do último sábado para o Athletico, já são quatro partidas sem vencer. A última vitória foi no dia 13 de outubro, diante do Atlético-GO.
Leia também: Dorival tem plano alternativo caso o Corinthians siga sem poder registrar jogadores
Leia também: Flamengo propõe o fim do gramado sintético e restrições a outros clubes; entenda
Rogério Corrêa pede para sair
O terceiro técnico mais longevo do Brasil, Rogério Corrêa, não resistiu à queda precoce para a Série C. O treinador, antes mesmo de esgotarem todas as chances matemáticas da permanência de sua equipe, pediu para sair. O profissional reconheceu que tem história no clube, mas que não tinha condições de se manter no cargo depois do fiasco na campanha da Série B de 2025.
“Por mais que eu tenha uma história no clube, chega um momento em que uma troca é importante também. Para o ano que vem, o clube tem seu planejamento. Eu não vou permanecer. O clube já está sabendo há muito tempo que eu não iria permanecer no ano que vem”, disse logo depois da derrota do último sábado para o Athletico.
Embora tenha se antecipado sobre a sua saída, a diretoria do Voltaço ainda não confirmou a demissão de Rogério Corrêa. O Volta Redonda, então, volta a campo neste sábado contra a Chapecoense, no sul fluminense, e o Vila Nova, fora de casa. Os dois jogos são apenas para cumprir tabela.
Rogério Corrêa estava no clube desde fevereiro de 2024 e, no Brasil, estava atrás apenas de Abel Ferreira e Rogério Ceni, de Palmeiras e Bahia, respectivamente, como treinador há mais tempo no cargo.
Paysandu também é rebaixado
O Paysandu é outra equipe que já está rebaixada para a Série C do ano que vem. O time paraense ocupa neste momento a 20ª colocação, com apenas 27 pontos. Ainda lutam pela permanência o Amazonas, que ocupa a 18ª posição, e a Ferroviária, 19ª, que abre a zona de rebaixamento.

