Home Futebol Corinthians recebe pedido de Conselho para cancelar votação de reforma do estatuto

Corinthians recebe pedido de Conselho para cancelar votação de reforma do estatuto

Tema gera muitos debates na sede do Timão, com reclamações sobre artigos como o que trada da SAF

Hugo Tavares
Colaborador do Torcedores
Corinthians recebe pedido de Conselho para cancelar votação de reforma do estatuto

Parque São Jorge, sede social do Corinthians (Reprodução)

O Conselho de Orientação do Corinthians (Cori) solicitou o cancelamento da votação da reforma do estatuto por considerar que há ilegalidades no anteprojeto. O tema está na pauta do Conselho Deliberativo na segunda-feira (17).

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Em nota divulgada nesta terça (18), o Cori defende a interrupção do processo para permitir uma revisão completa do conteúdo e dos procedimentos adotados. A posição é de que o texto precisa de maior análise e comparação com a legislação atual e com o estatuto vigente antes de avançar para a deliberação.

SAF do Corinthians em debate

O anteprojeto apresentado pelo presidente do Conselho Deliberativo, Romeu Tuma Júnior, tem alguns pontos que geraram muitos debates no Parque São Jorge. Um dos artigos diz respeito à possibilidade de o clube virar SAF no futebol.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

A proposta é que uma eventual Sociedade Anônima de Futebol tenha o controle nas mãos do Corinthians. A avaliação de muitos sócios e conselheiros é que isso inviabiliza o interesse de potenciais investidores.

Leia também: Auditoria no Corinthians aponta série de irregularidades e venda ilegal de material

Para o Cori, essa discussão deve ocorrer em reuniões específicas com os responsáveis pelas propostas. Por o tema ser muito amplo e difícil, o entendimento é que deveria haver mais tempo para discussões.

PUBLICIDADE

Resistência interna

A questão da rapidez entre a apresentação do projeto e a data da votação, num intervalo de pouco mais de duas semanas, também é motivo de reclamações. Como a reforma do estatuto trata de muitos temas, conselheiros desejam mais tempo para avaliar e fazer ajustes à proposta inicial.

PUBLICIDADE

Segundo o site ‘ge’, Romeu Tuma já recebeu inúmeros pedidos de alterações. Outro tema que incomoda é o futuro veto à contratação de parentes de conselheiros no clube. Essa é uma prática comum na sede do Parque São Jorge.

Leia também: Craque Neto solta o verbo para jogador do Corinthians: ‘Não fazer um gol sequer?’

O projeto de reforma do estatuto do Corinthians também prevê que sócios-torcedores possam votar, a partir de 20230.

Próximos passos

Além de aprovação no Conselho Deliberativo do Corinthians, a reforma estatutária precisaria passar por uma assembleia geral, inicialmente prevista para 20 de dezembro. A recomendação do Cori pode obrigar a diretoria a revisar o cronograma, caso o pedido seja acatado.

PUBLICIDADE

A nota oficial contra a votação

“O Cori inicialmente ressalta que é amplamente favorável à reforma estatutária, mas, em virtude de diversas ilegalidades identificadas, entende que a reunião designada para o próximo 24.11.2025, para apreciação do anteprojeto, deve ser cancelada, para que sejam procedidas análises cuidadosas dos procedimentos adotados e do conteúdo das alterações propostas em relação a legislação vigente, além do próprio estatuto em vigor.

No que concerne às propostas de transformação do clube associativo em Sociedade Anônima do Futebol (SAF), entende o CORI que a matéria deve ser amplamente discutida em encontros apropriados com os idealizadores das propostas existentes.

Finalmente, o CORI salienta que sempre esteve aberto para discussões a respeito das matérias em questão, de maneira democrática, sempre com o intuito de contribuir para melhorias de nossa instituição“.

Better Collective