Home Extra Coxa na Série A! Coritiba empata com o Athletic e garante vaga na primeira divisão do Brasileirão

Coxa na Série A! Coritiba empata com o Athletic e garante vaga na primeira divisão do Brasileirão

Equipe do Paraná ficou no 0 a 0 neste sábado e volta à Série A; ponto não garantiu título da Série B

Emerson Silva
Jornalista com trajetória iniciada em 2007 e com passagens por instituições de destaque como o jornal Lance!, Fla TV e o Jockey Club Brasileiro. Apaixonado por contar histórias, acompanho o esporte de perto e valorizo cada detalhe para que a mensagem chegue de forma clara e interessante para quem lê.
Coxa na Série A! Coritiba empata com o Athletic e garante vaga na primeira divisão do Brasileirão

Everaldo foi um dos grandes destaques do Coritiba na campanha do acesso (Photo: Robson Mafra/AGIF)

O Coritiba tinha uma missão neste sábado, ao enfrentar o Athletic pela 37ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B: garantir a sua vaga para a primeira divisão. Se desse para vencer o jogo, diante de um Couto Pereira lotado, melhor ainda. No entanto, somente a primeira missão foi concluída: o Coxa está de volta à Série A do Brasileirão. A equipe paranaense empatou em 0 a 0 com os mineiros e, portanto, não pode mais ser alcançada por nenhum time fora do G-4.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

O Alviverde chegou aos 65 pontos, mas não conseguiu a pontuação que também lhe garantiria o troféu da Série B de forma antecipada. A decisão do título, então, ficou para a última rodada. Ou, então, vai precisar torcer para o Athletico, seu grande rival, não vencer a Ferroviária neste domingo, em Araraquara. Se isso acontecer, o troféu vai para o Alto da Glória ainda neste fim de semana.

O Athletic, por sua vez, ainda tenta se manter na competição. O time de Minas Gerais é o 15º, com 41 pontos, um acima da Ferroviária, que abre a zona de rebaixamento. Há somente uma vaga para a Série C, disputada por Volta Redonda, Paysandu e Amazonas FC.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Leia também: Tá esquentando! Flamengo recebe sinal verde para ir atrás de Jhon Arias; veja detalhes
Leia também: Palmeiras consegue acordo com o STJD e libera Vitor Roque para a reta final do Brasileirão

Coritiba volta após dois anos

Campeão brasileiro de 1985, ao vencer o Bangu no Maracanã, nas penalidades máximas, o Coritiba viveu dois anos de muitos problemas. Foram dois anos desde a queda para a Série B. A ordem na casa começou depois da venda do clube e a transformação em SAF (Sociedade Anônima do Futebol). Em 2023, o rebaixamento aconteceu após uma péssima campanha na Série A. Em 2024, tentou o acesso, mas ficou em 12º, sua pior campanha na era dos pontos corridos na segunda divisão. Este ano veio a redenção.

O jogo

O jogo começou truncado no Alto da Glória. Os dois times queriam o gol desde o primeiro minuto, e quem começou assustando foi o time visitante. Mas, com a finalização para fora, deu a chance de o Coritiba se recuperar. Foram, ao todo, duas chances. Em uma delas, a bola bateu na trave. Os dois times não queriam ficar expostos e se fecharam até o fim do primeiro tempo.

PUBLICIDADE

Na segunda etapa, os dois times voltaram melhor. Contudo, os donos da casa tomaram conta do jogo e partiram para cima em busca do gol que, naquele momento, daria o título ao Coxa. No entanto, com o tempo passando, o time da casa achou por bem se segurar e garantir logo o acesso — e foi o que aconteceu. Coritiba na Série A novamente.

PUBLICIDADE
Better Collective