Zubeldía em partida do Fluminense. (Foto: MARCELO GONÇALVES / FLUMINENSE F.C.)
Classificado para a Copa Libertadores da América 2026, o Fluminense agora sonha com a vaga direta na fase de grupos. Se conquistar a Copa do Brasil, conseguirá. Porém, o técnico Luis Zubeldía ainda pensa em chegar lá via Brasileirão. Na quinta posição com 58 pontos em 36 jogos, o Tricolor briga com Botafogo e Bahia pelo posto. E a intenção é não baixar o ritmo nas duas rodadas que faltam. O Alvinegro tem 58 pontos em 35 jogos, enquanto os baianos estão logo atrás, com 56 pontos em 35 partidas.
– Para nós, hoje o dever era ganhar. Acho que com o empate a gente também se classificava para a Libertadores. Agora que já estamos oficialmente na Libertadores queremos terminar o mais em cima possível para ver se podemos ir diretamente, independentemente da Copa do Brasil – afirmou Zubeldía, em entrevista coletiva após a vitória por 6 a 0 sobre o São Paulo, seu ex-clube.
LEIA MAIS: Corinthians que Victor Sá para reforçar o ataque em 2026
LEIA MAIS: Neymar treina normalmente e vai para o jogo contra o Sport Recife pelo Brasileirão
AVALIAÇÃO DA EQUIPE JOGO A JOGO
Na próxima rodada, o adversário fora de casa é o Grêmio, que já está livre do rebaixamento, sem chances de ir à Libertadores e praticamente garantido na Sul-Americana do ano que vem. E na última partida do campeonato, um confronto direto com o Bahia, que pode decidir quem vai para o principal torneio da América do Sul de forma direta, o que impacta no planejamento do ano seguinte. Questionado se era hora de poupar pensando nas semifinais da Copa do Brasil, contra o Vasco, o treinador preferiu manter o planejamento de avaliar um jogo de cada vez:
– Vamos avaliar jogo a jogo, não vamos projetar tanto. Falta muito. Acho que o mais saudável é descansar amanhã, treinar sábado, no domingo preparar a partida, segunda-feira jogar. E aí veremos a melhor opção para cada jogo. Se agora entramos na Libertadores, quero fazer a melhor quantidade possível de pontos para terminar o mais alto possível na tabela. Esse grupo merece. Depois, sim, vamos com tudo para a semifinal da Copa do Brasil.
SEM PISTAS PARA O RIVAL
O torneio de mata-mata será decidido após o término do Brasileirão. Os clássicos estão marcados para os dias 11 e 14 de dezembro e as finais para 17 e 21 de dezembro. E Zubeldía não quer deixar transparecer o que guarda de surpresa para as partidas contra o Cruz-Maltino.
– Para que vamos dar informações a um rival? Imagina que te digo “a equipe vai ser assim, Diniz”. Não sei. Se você analisa o Fluminense desde que estou aqui, podemos projetar um time possível, eu, você, Diniz, podemos projetar. Mas o mais saudável hoje é descansar, treinar no sábado, voltar a enfrentar o Grêmio e jogar na terça-feira. Paralelamente a isso, pensamos na Copa. É certo que Canobbio não pode jogar contra o Vasco, nem contra o Grêmio. Se abre uma janela. Mas a cada partida se tem uma informação. Vamos partida a partida.

