Home Extra Garantido na Libertadores, Zubeldía agora quer a vaga direta na fase de grupos

Garantido na Libertadores, Zubeldía agora quer a vaga direta na fase de grupos

Fluminense precisa terminar em quinto lugar no Brasileiro para não depender de título da Copa do Brasil

Luiz Gustavo Moreira
No jornalismo desde 2011, já foi setorista do Botafogo e do Fluminense pelo Lance! e depois trabalhou em assessorias de imprensa. Respira esporte desde a infância e acompanha todo tipo de competição, principalmente se for de futebol, basquete ou futebol americano.
Garantido na Libertadores, Zubeldía agora quer a vaga direta na fase de grupos

Zubeldía em partida do Fluminense. (Foto: MARCELO GONÇALVES / FLUMINENSE F.C.)

Classificado para a Copa Libertadores da América 2026, o Fluminense agora sonha com a vaga direta na fase de grupos. Se conquistar a Copa do Brasil, conseguirá. Porém, o técnico Luis Zubeldía ainda pensa em chegar lá via Brasileirão. Na quinta posição com 58 pontos em 36 jogos, o Tricolor briga com Botafogo e Bahia pelo posto. E a intenção é não baixar o ritmo nas duas rodadas que faltam. O Alvinegro tem 58 pontos em 35 jogos, enquanto os baianos estão logo atrás, com 56 pontos em 35 partidas.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

– Para nós, hoje o dever era ganhar. Acho que com o empate a gente também se classificava para a Libertadores. Agora que já estamos oficialmente na Libertadores queremos terminar o mais em cima possível para ver se podemos ir diretamente, independentemente da Copa do Brasil – afirmou Zubeldía, em entrevista coletiva após a vitória por 6 a 0 sobre o São Paulo, seu ex-clube.

LEIA MAIS: Corinthians que Victor Sá para reforçar o ataque em 2026
LEIA MAIS: Neymar treina normalmente e vai para o jogo contra o Sport Recife pelo Brasileirão

AVALIAÇÃO DA EQUIPE JOGO A JOGO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Na próxima rodada, o adversário fora de casa é o Grêmio, que já está livre do rebaixamento, sem chances de ir à Libertadores e praticamente garantido na Sul-Americana do ano que vem. E na última partida do campeonato, um confronto direto com o Bahia, que pode decidir quem vai para o principal torneio da América do Sul de forma direta, o que impacta no planejamento do ano seguinte. Questionado se era hora de poupar pensando nas semifinais da Copa do Brasil, contra o Vasco, o treinador preferiu manter o planejamento de avaliar um jogo de cada vez:

– Vamos avaliar jogo a jogo, não vamos projetar tanto. Falta muito. Acho que o mais saudável é descansar amanhã, treinar sábado, no domingo preparar a partida, segunda-feira jogar. E aí veremos a melhor opção para cada jogo. Se agora entramos na Libertadores, quero fazer a melhor quantidade possível de pontos para terminar o mais alto possível na tabela. Esse grupo merece. Depois, sim, vamos com tudo para a semifinal da Copa do Brasil.

SEM PISTAS PARA O RIVAL

PUBLICIDADE

O torneio de mata-mata será decidido após o término do Brasileirão. Os clássicos estão marcados para os dias 11 e 14 de dezembro e as finais para 17 e 21 de dezembro. E Zubeldía não quer deixar transparecer o que guarda de surpresa para as partidas contra o Cruz-Maltino.

PUBLICIDADE

– Para que vamos dar informações a um rival? Imagina que te digo “a equipe vai ser assim, Diniz”. Não sei. Se você analisa o Fluminense desde que estou aqui, podemos projetar um time possível, eu, você, Diniz, podemos projetar. Mas o mais saudável hoje é descansar, treinar no sábado, voltar a enfrentar o Grêmio e jogar na terça-feira. Paralelamente a isso, pensamos na Copa. É certo que Canobbio não pode jogar contra o Vasco, nem contra o Grêmio. Se abre uma janela. Mas a cada partida se tem uma informação. Vamos partida a partida.

Better Collective