Bakayoko estaria negociando para jogar no futebol brasileiro (ANP | Hollandse Hoogte | GERRIT VAN KEULEN)
O Campeonato Brasileiro ainda não acabou, mas o planejamento para a próxima temporada em alguns clubes já está a todo vapor. No Grêmio não é diferente. A diretoria do Tricolor Gaúcho, que assumirá o comando do clube no próximo triênio, não terá o poder financeiro de Flamengo e Palmeiras. Por isso, está mapeando o mercado a fim de garimpar futuros reforços.
O primeiro nome já surgiu como possível novidade para 2026: trata-se do volante francês Tiémoué Bakayoko, de 31 anos, livre no mercado após deixar o PAOK, da Grécia. O jogador, com passagens por Chelsea, da Inglaterra, e Milan, da Itália, teria sido oferecido ao clube gaúcho nas últimas semanas.
Enquanto a diretoria gremista avalia o investimento em luvas e salários para trazer o volante, os representantes de Bakayoko veem o futebol brasileiro como uma boa oportunidade para voltar a exibir o seu bom futebol. O staff do jogador usa como referência a passagem do atacante Luis Suárez por Porto Alegre. Outro exemplo citado é o do centroavante dinamarquês Martin Braithwaite, que tem prestígio com os torcedores, mas segue no departamento médico.
Bons números agradam o Grêmio
Bakayoko atuou em 26 jogos pelo PAOK na última temporada e marcou um gol. Os números são considerados satisfatórios para uma possível investida por parte dos gaúchos. Entretanto, a negociação ainda passará por algumas etapas, já que o salário do francês é considerado alto, cerca de R$ 1,1 milhão mensais. Por outro lado, o fato de o volante estar sem contrato ajudaria na aquisição inicial, sem custos de transferência.
O Grêmio espera definir o foco de suas contratações nos próximos dias. Neste momento, o Tricolor Gaúcho ocupa a 11ª posição do Brasileirão. A equipe não teve bom desempenho nas demais competições da temporada: foi eliminada pelo CSA na terceira fase da Copa do Brasil e caiu diante do Alianza Lima nos play-offs das oitavas de final da Copa Sul-Americana.
Internacional na jogada
O grande rival do Grêmio também recebeu o “currículo” de Bakayoko para análise. Os dirigentes colorados mantiveram contato com os representantes do francês nas últimas semanas. No entanto, ainda sem um time sólido no Brasileirão, o Inter esfriou as tratativas.
Vale destacar que o Internacional começou o ano cercado de expectativas, mas acabou decepcionando na Copa do Brasil, o Fluminense derrotou os colorados no Beira-Rio, e na Copa Libertadores, eliminado pelo Flamengo, também perdendo em casa.
Atualmente, o time colorado ocupa a 15ª colocação no Campeonato Brasileiro, com 36 pontos em 31 jogos.
Início promissor e muitos empréstimos
Tiémoué Bakayoko iniciou a carreira no Rennes, na França, e ganhou destaque no Monaco, onde conquistou a Ligue 1, o Campeonato Francês da temporada 2016/17. O bom desempenho despertou o interesse do Chelsea, que desembolsou cerca de 40 milhões de euros em 2017 para contratar o jogador. Contudo, nos Blues, Bakayoko não conseguiu se firmar e acabou acumulando empréstimos a Milan, Napoli e Lorient.

