José Boto e Filipe Luís se entendem bem desde os primeiros dias de Flamengo (Divulgação/Flamengo)
Filipe Luís ainda negocia a renovação de contrato com o Flamengo e aguarda a disputa dos títulos da Libertadores e do Brasileirão para retomar as conversas. O interesse mútuo é pela permanência, pelo menos em 2026, para depois o treinador seguir com o sonho de trabalhar na Europa no futuro. Algo que o próprio diretor de futebol do clube, José Boto, considera possível.
Relação próxima de Boto com Filipe Luís
O português está há praticamente um ano no convívio diário com Filipe Luís e acompanha de perto o seu trabalho. Por isso, não tem dúvidas de que já teria condições de assumir algum clube europeu, apesar de querer que ele permaneça no Rubro-Negro.
“Filipe é um treinador jovem, com apenas um ano de profissão, mas com um talento enorme. Trabalhei com muitos treinadores e considero que ele está ao nível dos melhores. Com muito para evoluir ainda, mas já com um nível que lhe permite claramente treinar na Europa”, afirmou Boto em entrevista ao jornal português ‘A Bola’.
Leia também: Jorginho revela conversas com Palmeiras antes de fechar com o Flamengo
Inclusive, o dirigente já vê Filipe Luís pronto para assumir grandes clubes. Especificamente ao responder a uma pergunta sobre o Benfica.
“Bom, se treina o Flamengo, é perfeitamente capaz de estar no Benfica”, garantiu Boto, que já trabalhou no gigante português.
Análise sobre os portugueses no Brasil
Coincidentemente, o treinador rubro-negro tem dois técnicos de Portugal comandando os clubes que rivalizaram pelos principais títulos na temporada. O adversário na final da Libertadores é Abel Ferreira, enquanto Leonardo Jardim chegou a liderar o Brasileirão com o Cruzeiro.
O comandante do Palmeiras recebeu elogios de José Boto, que fez a ressalva de não ter muito contato e de estarem em “polos opostos”.
“Abel é um treinador inteligente e que utiliza bem a comunicação. Eu defendo o meu clube e ele defende o dele. Como treinador conheço o percurso dele e admiro-o, mas não é alguém com quem tenha uma relação próxima. É alguém que eu respeito muito”, afirmou.
Por outro lado, a relação do dirigente do Flamengo com Leonardo Jardim é mais próxima. Não por acaso, o português do Cruzeiro recebeu mais elogios.
“Leonardo é, na minha opinião, um dos treinadores top em Portugal. O Brasil tem a sorte de tê-lo aqui, porque é alguém que vai fazer evoluir também o futebol brasileiro. Ele também defende o Cruzeiro, enquanto eu defendo o Flamengo…”, completou Boto.

