Volante é uma das referências do elenco (Paulo Pinto e Nilton Fukuda/saopaulofc.net)
Impiedoso, o Fluminense aplicou uma goleada histórica no São Paulo, por 6 a 0, no Maracanã, na última quinta-feira. E depois da partida, ainda abalado e com a emoção flor da pele, o volante Luiz Gustavo desabafou. Ele assumiu a culpa do resultado junto do time, mas cobrou a omissão da diretoria durante a temporada.
– O São Paulo é uma instituição que eu aprendi a amar, mas infelizmente a gente tem que começar a falar a verdade. As pessoas que têm que vir e assumir algumas situações, nós estamos aqui fora botando a cara. A culpa é nossa, claro, dos jogadores que fizemos a m… que foi hoje, mas esse clube é muito grande, que merece ter uma direção, um plano claro, o que queremos do início ao fim de uma temporada, do que queremos como pessoas aqui neste clube. Está na hora de o São Paulo começar a colocar as caras. Quem precisa colocar, assumir responsabilidade, todo mundo tem responsabilidade, assumir de cima para baixo para que esse time volte a ser grande no futebol – disse, em claro recado aos dirigentes do Tricolor Paulista.
LEIA MAIS: Em crise, River Plate monta barca de 11 jogadores e dispensa alvo do Flamengo
LEIA MAIS: Abel Ferreira garante permanência no Palmeiras: ‘Minha palavra vale mais que uma assinatura’
Dentro de campo, um passeio dos cariocas. Canobbio (2), Martinelli, Nonato, John Kennedy e Serna balançaram as redes do goleiro Young – Rafael estava suspenso. Com 15 desfalques, o São Paulo entrou em campo com uma equipe remendada. Do outro lado, praticamente com sua força máxima, o Flu foi com tudo em busca da classificação para a Copa Libertadores da América de 2026. Atropelou o rival e atingiu a meta.
– Sou um cara que desde que nasci aprendi a ser honesto, nada é por acaso, hoje não foi por acaso. Não sei o que vou fazer da minha vida ano que vem, pouco me importa, mas vou sair de cabeça erguida, pedimos desculpas a todos, mas agora precisamos assumir a responsabilidade – finalizou Luiz Gustavo, de 38 anos.
PIOR DERROTA DESDE 2001
O revés foi o pior do São Paulo nos últimos 24 anos. Na ocasião, o Soberano perdeu por 7 a 1 para o Vasco, em São Januário, no dia 25 de novembro de 2001. O técnico Hernán Crespo falou após o jogo e destacou a necessidade de já planejar o ano de 2026, sabendo que dificilmente haverá um grande investimento por parte da diretoria.
– Um resultado como esse pode acelerar o planejamento. Sabemos que temos muitas coisas para melhorar. A diretoria chegou para mim e falou que não temos dinheiro, não podemos contratar. Aconteceu que colocamos uma sequência que algumas pessoas pensaram que poderíamos ficar assim. Também tenho que ver claro, estamos planejando o futuro. Tenho ideias claras, sei o que devo que fazer. Estou confiando no que a diretoria falou… – declarou o argentino.
Com o vexame, o São Paulo agora precisa torcer para que Cruzeiro ou Fluminense ganhem a Copa do Brasil. Assim, uma vaga seria aberta no Brasileirão para o oitavo colocado – posição do clube do Morumbi no momento, com 48 pontos.

