Thiago Silva em jogo do Fluminense no Maracanã (Lucas Figueiredo/Getty Images)
Thiago Silva voltou ao Brasil em 2024 para encerrar a carreira no Fluminense, mas pode mudar os planos. Isso porque o Milan estuda nos bastidores a possibilidade de buscar a contratação do zagueiro de 41 anos, segundo o jornal italiano ‘La Repubblica’.
Por enquanto, o interesse não passa de uma sugestão que a diretoria avalia os pontos a favor e contra. Caso entendam que valer a pena investir no jogador com identificação com o clube, os dirigentes podem fazer uma proposta para reforçar o elenco na segunda metade da temporada, a partir de janeiro.
Para o Milan, o ‘Monstro’ se encaixa no perfil desejado pelo técnico Massimiliano Allegri: experiente, com características de liderança e qualidade técnica. Atualmente, são apenas quatro zagueiros Gabbia, Pavlovic, Tomori e De Winter e mais o jovem David Odogu, de 19 anos, que pode sair por empréstimo.
Além disso, o brasileiro é ídolo dos torcedores e tem história no clube, onde atuou entre 2009 e 2012. Junto ao italiano Nesta formou uma das principais duplas de zaga da época e conquistou o Campeonato Italiano da temporada 2010-11 e a Supercopa da Itália, em 2011.
A situação de Thiago Silva no Tricolor
Entretanto, uma negociação pode não ser tão simples. Afinal, o zagueiro do Fluminense tem contrato até 30 de junho de 2026. Além disso, o zagueiro já admitiu que a chance de se aposentar na sequência é grande.
Por outro lado, ele ficou no futebol europeu o máximo que pôde atuar em alto nível, até cumprir a promessa de voltar ao Tricolor para encerrar a carreira. Só que veio ao Brasil sem sua família, que segue morando em Londres, na Inglaterra.
Há também a questão física. Aos 41 anos, o experiente jogador já falou algumas vezes em entrevistas que jogará até quando sentir que pode atuar bem. E também citou o objetivo de conquistar um título importante pelo Fluminense antes de se aposentar.
“Falta aí basicamente um ano para encerrar minha carreira e eu pretendo me dedicar até o último dia porque sei o quanto o futebol é importante na minha vida. É o contrato que eu tenho com o Fluminense. Na minha cabeça estava muito certa essa decisão de parar. Não é uma coisa concreta ainda, é um pensamento meu”, disse Thiago Silva em entrevista à TV Globo em julho.
“É muito cansativo para a minha recuperação. Ficar longe da minha família esse tempo todo. Achei que ia ser mais fácil. Acho que como todo jogador gostaria de parar no auge, se sentindo bem ainda e dando respostas positivas. Pretendo parar em um nível legal, desempenhando bem. Esse é o meu pensamento”.

