Pesquisa aponta confiança dos brasileiros em Ancelotti para Seleção conquistar o hexa
Maioria acredita que técnico italiano pode fazer a diferença na Copa do Mundo de 2026
Carlo Ancelotti conquistou o grupo da Seleção Brasileira (Rafael Ribeiro/CBF)
A chegada de Carlo Ancelotti ao comando da Seleção Brasileira reacendeu a esperança do torcedor no tão sonhado hexa. Segundo pesquisa realizada pela Nexus a pedido da CBF, mais da metade dos entrevistados acredita que o técnico italiano aumentou as chances de título na Copa do Mundo de 2026, nos Estados Unidos, México e Canadá.
Efeito Ancelotti impulsiona otimismo
O levantamento aponta que 53% dos torcedores confiam mais na conquista sob o comando do italiano, enquanto apenas 10% consideram que as possibilidades diminuíram. Outros 23% acreditam que a mudança não altera o cenário, e 15% preferiram não opinar.
A pesquisa também mostra um salto na percepção geral sobre o desempenho da equipe. Para 43% dos entrevistados, o Brasil é favorito ao título. Por outro lado, 13% acreditam em uma campanha frustrante.
Leia também: Craque Neto repreende técnicos brasileiros por constrangimento a Ancelotti
Opiniões sobre a Seleção na Copa do Mundo
- Grande favorita ao título: 11%
- Entre as favoritas: 32%
- Competitiva, mas não favorita: 23%
- Participação digna, sem disputar o título: 9%
- Decepcionante, pouco competitiva: 13%
- Não soube ou não respondeu: 12%
Perfil dos mais confiantes no Brasil
Entre os que acreditam no hexa com Ancelotti, a maior parte é de jovens de 16 a 24 anos, que representam 59%. Entre as regiões, o Sul do país concentra o maior índice de otimismo (53%). A confiança também é mais forte entre pessoas com renda de até um salário mínimo (48%) e com ensino fundamental completo (45%).
Leia mais: Recuperação de Raphinha demora mais que o esperado; confira a atual situação
Apoio a técnicos estrangeiros
O levantamento também mostra que 57% das pessoas aprovam um técnico estrangeiro na Seleção Brasileira, enquanto 26% desaprovam. A rejeição é mais alta entre pessoas com mais de 60 anos (33%), analfabetos (37%) e moradores das regiões Sudeste (28%), Nordeste (27%) e Sul (26%).
Entretanto, Carlo Ancelotti não é unanimidade no país e possui uma minoria de 10% que não confiam em seu trabalho, segundo a pesquisa. Para essas pessoas, a chance de a Seleção Brasileira ser hexa na Copa do Mundo de 2026 diminuiu com o italiano.
As chances do Brasil com Ancelotti
- Aumentam muito: 29%
- Aumentam um pouco: 24%
- Não alteram: 23%
- Diminuem um pouco: 5%
- Diminuem muito: 5%
- Não sabe ou não respondeu: 15%
Metodologia da pesquisa
Foram 2.006 pessoas ouvidas, com 16 anos ou mais, em todos os estados e no Distrito Federal. As entrevistas aconteceram entre os dias 15 e 24 de agosto, antes dos últimos quatro jogos disputados pelo Brasil.
A margem de erro é de dois pontos percentuais, com nível de confiança de 95%.

