Amazonas empatou com o Paysandu no Pará e está rebaixado na Série B (foto: Matheus Vieira/Paysandu)
O Amazonas esteve muito perto de seguir vivo na luta contra o rebaixamento na Série B, mas ao sofrer um empate de 2 a 2 nos acréscimos com o lanterna Paysandu, definiu seu destino. A equipe confirmou matematicamente a queda à Terceira Divisão e se junta ao Volta Redonda e à equipe paraense.
Os clubes que lutam contra a queda na Série B
Ainda resta uma vaga para cair e a disputa está acirrada entre três candidatos. No Z-4, a Ferroviária é quem tem o risco de sacramentar o rebaixamento já nesta rodada. A equipe está com 55%, segundo o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Athletic e Botafogo-SP também estão em situação delicada. Afinal, a equipe mineira tem os mesmos 40 pontos que a Ferroviária, com 29,6% de risco. Já a paulista, com 41, tem 15,2%.
Futebol na TV hoje: sábado (15) tem Seleção, clássico paulista e mais; veja onde assistir
O Operário também aparece com chances matemáticas de rebaixamento, mas 0,26%, já que tem 44 pontos, quatro a mais que o Z-4 a duas rodadas do fim da Série B.
Como rebaixado pode sair neste fim de semana
A conta é simples para a Ferroviária cair nesta rodada. Com 40 pontos e apenas oito vitórias, o time estará rebaixado se perder em casa para o Athletico-PR e os outros dois adversários vencerem.
Entretanto, para sorte da Ferroviária, o Athletic joga fora de casa contra o líder Coritiba, que pode garantir o acesso à Série A. Já o Botafogo-SP também atuará como visitante contra o Criciúma, outra equipe que briga pelo G-4 da Série B, no domingo.
Leia mais: Pesquisa da CBF aponta ranking de torcidas; Flamengo lidera com folga
Como foi o rebaixamento do Amazonas
O Amazonas teve tudo para chegar à última rodada ainda brigando pela permanência na Segundona. Afinal, vencia o lanterna Paysandu até os 47 minutos do segundo tempo, quando Bryan Mascarenhas empatou a partida.
Em 37 jogos, o Amazonas conseguiu apenas oito vitórias, com outros 12 empates e 17 derrotas. Com 36 pontos, está em 18º lugar e ainda pode cair para o penúltimo, caso o Volta Redonda vença em casa a Chapecoense.
Em sua segunda Série B, a equipe amazonense decepcionou, após fazer uma campanha tranquila em 2024, com o 11º lugar, com 52 pontos.

