STJD suspende árbitro de São Paulo x Palmeiras e o responsável pelo VAR
Ramon Abatti Abel e Ilbert Estevam foram muito criticados por causa de erros no clássico pelo Brasileirão
Ramon Abatti Abel estava afastado de jogos no Brasileirão desde 5 de outubro (César Greco / Palmeiras)
O árbitro de São Paulo x Palmeiras, Ramon Abatti Abel, recebeu uma suspensão de 40 dias imposta pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). Além dele, o responsável pelo VAR naquele polêmico 3 a 2 para o Alviverde pelo Brasileirão, Ilbert Estevam, pegou a mesma pena.
O julgamento desta quarta-feira (19) analisou três erros considerados determinantes no duelo disputado no início de outubro. O primeiro foi o pênalti não marcado de Allan sobre Tapia. O segundo envolveu uma possível expulsão de Andreas Pereira após falta em Marcos Antônio, e o terceiro foi a não aplicação de vermelho para Gustavo Gómez.
Àquela altura, o Tricolor vencia por 2 a 0, mas o Alviverde reagiu e conseguiu a virada. Os lances revoltaram a diretoria são-paulina e também a do Flamengo, que foi a público reclamar de um suposto favorecimento ao rival na luta pelo título.
Leia também: Craque Neto aponta quem será o campeão entre Flamengo e Palmeiras no Brasileirão
A decisão do STJD sobre Ramon Abatti Abel
O árbitro de São Paulo x Palmeiras respondeu por infração do Artigo 259 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD). A punição máxima por descumprimento das regras da modalidade era de 120 dias.
Mas os auditores da 2ª Comissão Disciplinar do STJD entenderam que a pena deveria ser de 40 dias. A base do cálculo foi punição de 20 dias pelo pênalti não marcado e mais 10 para cada expulsão ignorada.
“Nós temos que respeitar as decisões de campo. Não cabe a Justiça Desportiva revisar as decisões da arbitragem. Mas os erros não são de interpretação. São escandalosos”, disse o relator do caso Luiz Gabriel Batista Neves, em seu voto.
“Escancaradamente era um lance de pênalti e o VAR deveria intervir. Também assim com a entrada do Andreas e a cotovelada do Gómez. São erros gravíssimos. Não dá para compreender por que o VAR não interveio nos lances”, continuou.
Dirigentes se livram de punição
No mesmo julgamento, o STJD apenas advertiu os diretores do São Paulo Rui Costa e Carlos Belmonte. Os dois proferiram ofensas à arbitragem, segundo relato de Ramon Abatti Abel na súmula.
Entretanto, os advogados são-paulinos conseguiram a aplicação de apenas advertência com base no artigo 258 (condutas contrárias à ética esportiva).
Árbitro de São Paulo x Palmeiras volta só em 2026
Caso não consigam um efeito suspensivo, a tendência é que Ramon Abatti Abel e Ilbert Estevam só voltem a trabalhar na próxima temporada. Ou então precisam que o julgamento do recurso, no Pleno do Tribunal, aconteça antes do fim da temporada.
De qualquer maneira, os dois já estavam afastados de partidas do Brasileirão desde os erros. O árbitro só trabalhou com assistente 2 do VAR em Mirassol x Botafogo e estava escalado para Santos x Mirassol, nesta quarta-feira.
Ramon Abatti Abel também esteve no campo em dois jogos da Série B. Já Ilbert só atuou como VAR em América-MG x Cuiabá, na Série B.

