Jorginho marcou de pênalti o único gol do Flamengo; rubro-negros queriam outra penalidade (Photo: Alexandre Loureiro/AGIF)
A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) divulgou na manhã desta quinta-feira a análise do VAR do lance envolvendo o atacante Bruno Henrique com o zagueiro Thiago Silva no clássico entre Flamengo e Fluminense, nesta quarta-feira, no Maracanã, pelo Brasileirão. O jogo terminou com a vitória do Tricolor e os rubro-negros reclamaram muito do lance, pedindo a penalidade máxima.
Wagner Reway era o responsável pela ferramenta na noite de quarta. Na opinião do árbitro de vídeo, houve exagero de Bruno Henrique ao cair logo depois do choque com o defensor. O lance em questão ocorreu aos 10 minutos do segundo tempo. Samuel Lino tentou uma jogada e a bola sobrou, dentro da área, para o zagueiro, mas o camisa 27 do Flamengo se meteu entre Thiago Silva e a bola e tomou o golpe por trás.
Os jogadores do Flamengo pediram a penalidade máxima. Contudo, o árbitro Davi de Oliveira Lacerda não apontou qualquer irregularidade. Mesmo após a checagem do VAR, com a opinião do árbitro de vídeo, o lance seguiu normalmente, para a revolta dos jogadores e do técnico Filipe Luís à beira do gramado.
“Ele vai fazer o movimento… Aparentemente é isso, me dá outra (câmera). Ele (Thiago Silva) vai fazer o movimento e retira, ele não chuta a perna. Ele vai fazer o movimento e retira totalmente. Tá perfeito, é como você narrou. Ele retira totalmente a perna e o jogador (Bruno Henrique) simula. Simula não, exagera”, disse o árbitro de vídeo.
Leia também: Melhores plataformas bets de 2025: Guia definitivo para apostas online
Leia também: Mauro Cezar aponta culpado de derrota do Flamengo para o Fluminense
Apesar do erro, árbitro não será punido
O possível pênalti para o Flamengo no clássico desta quarta-feira não renderá qualquer punição para o árbitro Davi de Oliveira Lacerda ou para Wagner Reway. Quem garante é o comentarista Paulo Vinícius Coelho. Conforme as suas informações, a CBF entende que trata-se de um lance interpretativo. Ou seja, a entidade não considera um erro crasso.
O comentarista fez questão de citar outros dois lances discutidos com a entidade. Em sua coluna diária no site UOL, PVC afirmou que há o consenso de que houve toque de mão de Renê no lance com Saúl, que rendeu a penalidade convertida por Jorginho no clássico. Ainda seguindo o colunista, a entidade afirma que o árbitro acertou ao não dar toque de mão ao lance reclamado pelo Palmeiras contra o Vitória.
Portanto, Flamengo é o líder do Campeonato Brasileiro com 71 pontos e encara o Red Bull Bragantino no próximo sábado, no Maracanã, pela 35ª rodada. O vice-líder, Palmeiras, com dois pontos a menos, pega o Fluminense em casa, no mesmo dia e horário: 21h30.

