O Flamengo ficou na liderança do ranking da IFFHS (Credit: Nayra Halm/FotoArena/Alamy Live News)
A temporada foi de consagração para alguns dos clubes brasileiros. A boa participação na Copa do Mundo de Clubes, além das conquistas dos principais títulos, fizeram a diferença no ranking de clubes divulgado pela IFFHS (Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol). A lista divulgada na última semana mostra o Flamengo no topo, enquanto Palmeiras, Fluminense e Botafogo fecham o top 4. O ranking conta a pontuação desde o dia 1º de dezembro de 2024 até 30 de novembro de 2025.
O outro brasileiro que apareceu na lista foi o Atlético-MG, em oitavo. O vice-campeonato da Copa Sul-Americana contribuiu para o desempenho do Galo na pontuação. Para destacar o domínio brasileiro na lista, o Racing foi o melhor estrangeiro do ranking, aparecendo na quinta colocação. Os argentinos venceram a Copa Sul-Americana de 2024, além da Recopa Sul-Americana neste ano. As semifinais da Libertadores e o vice-campeonato da Liga Argentina destacaram a temporada da La Academia.
É importante dizer que, no ranking mundial, Flamengo, Palmeiras e Fluminense também aparecem como melhores brasileiros. Nesta lista, o Rubro-Negro ficou com a oitava colocação, o Verdão, logo atrás, em nono, e o Tricolor das Laranjeiras, em 14º.
Leia também: Flamengo observa situação de Marcos Leonardo no Al-Hilal para fazer proposta
Veja o ranking sul-americano de 2025:
- Flamengo (Brasil) — 400 pontos
- Palmeiras (Brasil) — 378 pontos
- Fluminense (Brasil) — 314 pontos
- Botafogo (Brasil) — 264 pontos
- Racing (Argentina) — 234 pontos
- Atlético Nacional (Colômbia) — 229,5 pontos
- LDU (Equador) — 216,5 pontos
- Atlético-MG (Brasil) — 216 pontos
- River Plate (Argentina) — 210 pontos
- Lanús (Argentina) — 208 pontos
Títulos, vices e vitórias na Copa
As votações da IFFHS são organizadas desde 1987. Desde então, os membros da IFFHS, como jornalistas esportivos e especialistas em futebol de 120 países dos cinco continentes, votam durante os 12 meses do ano. A pontuação leva em consideração as competições internacionais e nacionais. Ou seja, a pontuação é maior quando o nível de competitividade é alto.
Isso, portanto, deve explicar a alta pontuação do Fluminense. Sem títulos na temporada, o Tricolor das Laranjeiras chegou às semifinais da Copa do Mundo de Clubes da Fifa, em julho. O clube carioca eliminou a Inter de Milão, da Itália, e o Al-Hilal, da Arábia Saudita, mas caiu diante do Chelsea, que viria a ser o campeão.
Já o Palmeiras chegou às quartas de final do mesmo torneio. Além disso, foi vice-campeão do Paulistão, do Brasileiro e da Libertadores. O Flamengo, por sua vez, conquistou a Supercopa do Brasil, o Campeonato Carioca, o Campeonato Brasileiro e a Libertadores, além dos troféus do Derby das Américas e da Challenger Cup. No entanto, ficou com o vice da Copa Intercontinental ao perder, nos pênaltis, para o PSG.

