Endrick no banco: cena comum na atual temporada (Foto: © Alberto Gardin/ZUMA Press Wire)
O atacante Endrick, de 19 anos, é o novo reforço do Lyon, da França, para a sequência da temporada europeia. O jovem jogador pertence ao Real Madrid e acertou um empréstimo até junho, período em que se encerram os principais campeonatos do continente. O acordo foi fechado na segunda-feira e será oficializado no dia 1 de janeiro, data de abertura da janela de transferências de inverno na Europa.
Após uma temporada de estreia considerada positiva no Real Madrid, Endrick perdeu espaço recentemente no elenco merengue. Sob o comando de Carlo Ancelotti, o atacante disputou 37 partidas e marcou sete gols, recebendo diversas oportunidades mesmo com a forte concorrência no setor ofensivo. No entanto, a mudança no comando técnico impactou diretamente sua minutagem em campo.
Quer apostar no futebol? Confira os palpites de hoje
Com a saída de Ancelotti para assumir a Seleção Brasileira, o espanhol Xabi Alonso passou a dirigir o Real Madrid e reduziu drasticamente o espaço de Endrick. Desde então, o brasileiro atuou por apenas 99 minutos, distribuídos em três partidas — duas saindo do banco de reservas e uma como titular, diante do Talavera, pela Copa do Rei, no último dia 17. O atacante não marcou gols nesse período, o que reforçou a necessidade de buscar mais tempo de jogo.
LEIA MAIS: Rony de saída do Atlético-MG? Veja situação das negociações com o jogador
LEIA MAIS: Cruzeiro perto de anunciar contratação de zagueiro do Internacional
A decisão de se transferir para o Lyon passa diretamente pelo objetivo de Endrick de seguir no radar da Seleção Brasileira e manter vivo o sonho de disputar a Copa do Mundo de 2026, que será realizada no Canadá, Estados Unidos e México. O clube francês aparece como um destino estratégico: atualmente, o Lyon lidera a Liga Europa e ocupa a quinta colocação da Ligue 1, oferecendo visibilidade e competitividade em alto nível.
Outro fator relevante é o histórico positivo do jogador com Ancelotti. O treinador já afirmou publicamente que Endrick precisa de sequência como titular para aumentar suas chances de convocações para a Amarelinha. A busca por minutos em campo, portanto, foi determinante para a escolha do empréstimo.
Apesar da saída temporária, o Real Madrid não cogita negociar Endrick em definitivo. O atacante tem contrato até junho de 2030 e é tratado como um ativo estratégico do clube. Contratado por cerca de 50 milhões de euros, o ex-jogador do Palmeiras segue nos planos dos merengues para o futuro. Por isso, o empréstimo ao Lyon foi firmado sem opção de compra, garantindo o retorno do atleta ao fim da temporada.

