Fernando Diniz lamentou a derrota para o Corinthians (Photo: Thiago Ribeiro/AGIF)
O Vasco preparou a festa para a torcida. Empatou em 0 a 0 a primeira partida da final da Copa do Brasil e decidiu neste domingo a taça dentro de seus domínios. No entanto, o que era para ser uma tarde de alegria e alívio pelos 14 anos sem títulos se transformou em tristeza. O Corinthians venceu o jogo por 2 a 1 e frustrou os planos dos torcedores cruz-maltinos e do técnico Fernando Diniz.
Logo após a derrota, o treinador vascaíno fez questão de mencionar a tristeza de todos os envolvidos no jogo. Segundo ele, o time jogou para ser campeão, lutou, mas não conseguiu erguer a taça no fim do jogo. Fernando Diniz afirmou que lamenta ainda mais pela torcida, que esperava o título.
“Antes de falar do jogo, quero falar da tristeza que a gente sente por não ter contemplado todo mundo com a vitória, o título, principalmente a torcida. É muita dor que estamos sentindo, que eu, de maneira especial, estou sentindo. Jogamos para ser campeões. O time tentou, lutou”, disse.
Leia mais: Após título, Memphis detona diretoria: “Quem quer f… o Corinthians saia deste clube”
Leia mais: Corinthians se iguala ao Palmeiras na Copa do Brasil. Confira todos os campeões!
Treinador lamenta falta de gols na série
Fernando Diniz não analisou apenas a partida deste domingo, mas também a série de 180 minutos. Na visão do treinador do Cruz-Maltino, o Vasco foi melhor nos dois jogos, mas não conseguiu transformar esse ímpeto em gols. Diniz aponta descuido do time no segundo gol do Corinthians neste domingo, marcado por Memphis Depay no segundo tempo.
“No primeiro tempo, foi um jogo um pouco mais equilibrado, tivemos controle da situação. No segundo tempo, quando voltamos bem melhores que o Corinthians, em que estávamos muito mais próximos de fazer o gol do que de tomar, tivemos um descuido de marcação. A bola que era nossa, perdemos. Podíamos ter roubado a bola, feito a falta. Não fizemos e acabamos tomando o segundo gol. O time foi muito valente, insistiu muito”, comentou e seguiu:
“Tirando o placar final do jogo, por qualquer olhar que você queira analisar a partida, fomos superiores ao Corinthians. Tanto no primeiro jogo em Itaquera como no jogo de hoje. Tivemos o triplo de finalizações, 44 entradas no último terço, e eles entraram nove no nosso. Números de escanteio, finalizações, posse. Infelizmente, não conseguimos fazer o gol que ao menos levava para os pênaltis. Fica um sabor de tristeza pela não conquista do título. Ao mesmo tempo, um sinal positivo de que o time lutou e, para mim, representou bem a camisa do Vasco.”
‘O Vasco está aprendendo a ser grande’
Embora não tenha acabado em títulos, a temporada do Vasco teve momentos de exaltação por parte da torcida. No Brasileirão, chegou a ficar 12 jogos invicto e flertou com uma vaga na Copa Libertadores da América. Mas caiu de produção e ficou com a vaga na Copa Sul-Americana. Na Copa do Brasil, eliminou o Botafogo e o Fluminense antes de enfrentar o Corinthians.
Fernando Diniz exaltou o grupo nesta temporada e voltou a falar sobre a grandeza do time. Para ele, o Vasco está voltando a ser grande, e a decisão deste domingo foi mais um passo para isso.
“A gente vai fazer uma análise e um balanço geral de tudo que aconteceu na temporada. Vamos ter um pouco de tempo para avaliar. Vou repetir o que disse, que as pessoas às vezes pegam falas soltas para deturpar. Esse Vasco que eu dirijo está aprendendo a ser grande. Hoje foi mais um passo. Jogou como um time grande, do tamanho do Vasco, mas não conseguiu levantar o título. Mas o time, em condições normais, se joga como jogou hoje, na maioria das vezes vai ganhar”, afirmou.
“Ao longo desse processo, o time foi ganhando estima, aprendendo a valorizar a camisa do Vasco e entregar coisas positivas para a torcida. Teve momentos brilhantes, momentos ruins nessa minha passagem aqui. Na temporada que vem, acredito que a consistência seja uma meta a buscar. Ser um time que joga em nível alto constantemente para fazer uma temporada melhor que essa que terminamos hoje”, concluiu.

