Juninho em ação pelo Flamengo. (Crédito: Fernando Moreno/AGIF)
Em meio à disputa da Copa Intercontinental, o Flamengo acertou a venda do atacante Juninho para o Pumas, do México, por 5 milhões de euros. A negociação foi fechada enquanto o clube rubro-negro está concentrado na competição internacional, e o jogador irá apenas após o encerramento da participação do Fla no torneio. A informação é da ESPN.
O valor acordado com o Pumas é exatamente o mesmo que o Flamengo desembolsou para contratar Juninho junto ao Qarabag, do Azerbaijão, no início da temporada de 2025. Na ocasião, o centroavante foi a única contratação que gerou custo direto aos cofres rubro-negros naquela janela de transferências. O outro reforço anunciado no período foi o lateral Danilo, que chegou após ficar livre no mercado.
LEIA MAIS: Vasco e Rayan chegam a acordo por novo contrato com multa de 80 milhões de euros
LEIA MAIS: Futebol na TV hoje: sábado (13) tem Flamengo no Mundial, gigantes europeus e mais
A contratação de Juninho foi fruto de uma análise do departamento de scout do Flamengo, que enxergou potencial no atacante após bom desempenho no futebol europeu. O jogador, inclusive, recusou uma proposta do Sevilla, da Espanha, para aceitar o projeto esportivo apresentado pelo clube carioca, optando por retornar ao futebol brasileiro com grandes expectativas.
Dentro de campo, no entanto, a passagem de Juninho pelo Flamengo foi marcada por oscilações. Ao todo, o atacante disputou 32 partidas com a camisa rubro-negra e marcou apenas quatro gols, números abaixo do esperado para um camisa 9. Apesar disso, dois desses gols tiveram peso significativo em conquistas da temporada.
O primeiro foi marcado contra o Fluminense, no jogo de ida da final do Campeonato Carioca, vencido por 2 a 1 pelo Flamengo. Na partida de volta, o empate sem gols garantiu o título estadual ao clube da Gávea. O outro gol decisivo aconteceu na Copa Libertadores da América, na vitória por 1 a 0 sobre o Deportivo Táchira, da Venezuela, fora de casa, no jogo de estreia da campanha que culminaria no título continental. Os outros dois gols do atacante foram anotados diante da Portuguesa, pelo Estadual, e contra o Sport, pelo Campeonato Brasileiro.
Mesmo negociado, Juninho segue à disposição do técnico para a sequência da Copa Intercontinental, mas deve iniciar a semifinal no banco de reservas. Neste sábado, às 14h (horário de Brasília), o Flamengo enfrenta o Pyramids, do Egito. O vencedor do confronto garante vaga na grande final contra o PSG, atual campeão europeu, marcada para a próxima quarta-feira, também às 14h. Os jogos serão no estádio Ahmad bin Ali, em Al Rayyan, no Catar.

