Home Futebol Jair Ventura e Vitória chegam a acordo por renovação para a próxima temporada

Jair Ventura e Vitória chegam a acordo por renovação para a próxima temporada

Técnico chegou em setembro e ajudou o clube a se manter na Série A do Campeonato Brasileiro

Luiz Gustavo Moreira
No jornalismo desde 2011, já foi setorista do Botafogo e do Fluminense pelo Lance! e depois trabalhou em assessorias de imprensa. Respira esporte desde a infância e acompanha todo tipo de competição, principalmente se for de futebol, basquete ou futebol americano.
Jair Ventura e Vitória chegam a acordo por renovação para a próxima temporada

Jair Ventura fez Vitória ressucitar no Brasileiro (Crédito: Jhony Pinho/AGIF/Sipa USA)

Pouco menos de uma hora depois do anúncio da permanência de Abel Ferreira no Palmeiras, foi a vez do Vitória oficializar um movimento igualmente estratégico para 2026: a renovação do contrato de Jair Ventura. O treinador, de 46 anos, chegou a um acordo para permanecer no clube até o final de 2026, consolidando sua importância no projeto de continuidade na Série A do Campeonato Brasileiro.

LEIA MAIS: Palmeiras anuncia renovação de Abel Ferreira até dezembro de 2027
LEIA MAIS: Milan se interessa por Hugo Souza e avalia proposta ao Corinthians

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Jair assumiu o comando do time em setembro com uma missão clara: retirar o Vitória da zona de rebaixamento. Em apenas 14 partidas, somou sete vitórias, dois empates e cinco derrotas, fechando o Brasileirão com um aproveitamento de 54,7%. Os números foram suficientes para garantir a permanência do Rubro-Negro na elite e convencer a diretoria de que a continuidade era o caminho mais seguro para 2026. O presidente Fábio Mota reconheceu a relevância do treinador no processo de recuperação do time.

– Desejamos sorte ao Jair Ventura. Que ele continue no mesmo ritmo de 2025. A partir de agora, começamos o planejamento – afirmou o dirigente, indicando que a preparação para a próxima temporada já está em andamento.

A trajetória de Jair reforça seu perfil de especialista em escapar do rebaixamento. Antes de chegar ao clube baiano, ele dirigiu Botafogo, Santos, Corinthians, Sport, Chapecoense, Juventude, Goiás, Atlético-GO e Avaí. Em cinco oportunidades anteriores, enfrentou cenários críticos na luta contra a queda e obteve 100% de sucesso: Botafogo (2016), Sport (2020), Juventude (2021) e Goiás (2022). No Vitória, a história se repetiu.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Na entrevista coletiva após a permanência, Jair Ventura celebrou mais um capítulo positivo na carreira.

– Estou feliz por ajudar. O mais importante é que o Vitória está na Série A. A torcida me abraçou, estou muito feliz. Tem tudo para dar certo; vamos ver as cenas dos próximos capítulos. O próximo passo é sobreviver ao Estadual, porque sei como funcionam as coisas no futebol. Fico feliz por ajudar um clube a alcançar seus objetivos mais uma vez – disse o treinador, filho do ídolo Jairzinho, tricampeão mundial com a Seleção Brasileira em 1970.

Better Collective