Home Futebol Ranking da Fifa: Brasil termina o ano em quinto; Espanha é a líder

Ranking da Fifa: Brasil termina o ano em quinto; Espanha é a líder

Atual campeã do mundo, a Argentina fica em segundo, enquanto a França fecha a temporada em terceiro

Emerson Silva
Jornalista com trajetória iniciada em 2007 e com passagens por instituições de destaque como o jornal Lance!, Fla TV e o Jockey Club Brasileiro. Apaixonado por contar histórias, acompanho o esporte de perto e valorizo cada detalhe para que a mensagem chegue de forma clara e interessante para quem lê.
Ranking da Fifa: Brasil termina o ano em quinto; Espanha é a líder

Seleção Brasileira termina o ano na quinta posição no Ranking da Fifa (foto: Rafael Ribeiro / CBF)

A Fifa divulgou, nesta segunda-feira, o último balanço do ranking de seleções da temporada de 2025. Não houve mudança entre as dez principais seleções do mundo, conforme a lista da entidade máxima do futebol. Ou seja, a Espanha segue na liderança, enquanto os atuais campeões mundiais, a Argentina, estão em segundo. A Seleção Brasileira, mesmo com a mudança de técnico e ainda em formação, manteve a quinta colocação. Antes do Brasil, França e Inglaterra fecham o Top 5.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Não foi desta vez, mas está cada dia mais próxima a entrada do Marrocos no Top 10 das seleções mundiais. Neste último balanço, impulsionada pela conquista da Copa Árabe no último dia 18 de dezembro, a seleção africana chegou aos 1716,34 pontos e ficou a apenas 0,54 de diferença para a Croácia, seleção que abre as dez principais.

Conforme o levantamento, apenas três seleções subiram mais de três posições nesta parcial. A vice-campeã da Copa Árabe, Jordânia, foi da 66ª para a 64ª colocação. Além dela, Vietnã e Singapura ganharam três posições cada e se encontram em 107ª e 148ª, respectivamente.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Veja também: Neymar corrige lesão no menisco após cirurgia com o médico da Seleção Brasileira

Veja como ficou o Top 10:

  1. Espanha – 1877.18
  2. Argentina – 1873.33
  3. França – 1870
  4. Inglaterra – 1834.12
  5. Brasil – 1760.46
  6. Portugal – 1760.38
  7. Holanda – 1756.27
  8. Bélgica – 1730.71
  9. Alemanha – 1724.15
  10. Croácia – 1716.88

Brasil teve três derrotas na temporada

A Seleção Brasileira encerrou a sua participação na temporada com a classificação para a Copa do Mundo de 2026. Embora conturbado, o ano marcou a chegada de Carlo Ancelotti ao comando do time, antigo sonho da CBF. Foram 10 jogos em 2025: cinco vitórias, sobre Colômbia, Paraguai, Chile, Coreia do Sul e Senegal; dois empates, contra Tunísia e Equador; além de três derrotas para Argentina, Bolívia e Japão.

A derrota por 4 a 1 para a Argentina, em Buenos Aires, pelas Eliminatórias da Copa, marcou a demissão de Dorival Júnior do comando técnico do Brasil. Depois, veio o revés contra a Bolívia, em El Alto, com um time recheado de reservas no último jogo da classificatória para o Mundial, já sob o comando do técnico italiano. Contra o Japão, a derrota de virada aconteceu em um amistoso na Data Fifa.

PUBLICIDADE

Portanto, antes da Copa do Mundo, o Brasil ainda enfrenta França e Croácia em dois amistosos no mês de março. Os dois confrontos serão nos EUA e, conforme informações do treinador da Seleção Brasileira, com pelos menos 90% dos convocados para a o Mundial.

PUBLICIDADE
Better Collective