Samuel Eto'o, de Camarões, vetou a convocação de Aboubakar por conta de recorde (Credit: Shengolpixs)
O ex-jogador e hoje presidente da Federação Camaronesa de Futebol, Samuel Eto’o, vetou a convocação de Vicent Aboubakar para que o atacante não batesse o seu recorde de gols pela seleção na Copa Africana de Nações. Quem garante é o jornal inglês “The Sun” em sua edição desta quinta-feira.
Conforme informações do jornal, o atacante do Neftchi PFK, do Azerbaijão, está a 12 gols de ultrapassar o astro e hoje dirigente como maior artilheiro da história do país. Eto’o detém o recorde de gols pela seleção, com 56 gols em 118 jogos, enquanto Aboubakar soma 45 em 117 partidas.
Neste momento, há um turbilhão de polêmicas em torno da gestão do ex-jogador de Barcelona, Chelsea e Inter de Milão. Na última semana, Eto’o demitiu o técnico Marc Brys. Entre os motivos alegados estão “insubordinação” e “incitar jogadores” contra a federação. David Pagou assumiu a equipe como interino.
Leia mais: Salah contesta status de contratação recorde do Liverpool e aumenta tensão no clube
Leia mais: Botafogo busca reforço na Hungria para próxima temporada
Problema de governo
A disputa interna na federação começou quando Brys, mesmo demitido, continuou a despachar como membro contratado pelo Ministério dos Esportes. Isso porque o treinador alegou que ainda não havia sido desligado de suas funções pela entidade máxima esportiva daquele país. Vale destacar que foi o próprio Ministério dos Esportes que o nomeou.
Assim, o treinador belga enviou sua própria lista para a entidade, com o atacante Aboubakar incluído. Ou seja, em total desacordo com a relação divulgada pela Federação Camaronesa de Futebol. Conforme informações do jornal inglês, o imbróglio está longe de acabar.
Vale informar que o prazo final para entrega da lista oficial de jogadores termina nesta quinta-feira, 11 de dezembro. No entanto, até o momento, segundo o “The Sun”, representantes do governo e da federação seguem reunidos em negociações emergenciais para solucionar a questão. A Copa Africana de Nações começa no próximo dia 21.
Pivô de briga quer jogar no Brasil
O atacante Vicent Aboubakar é um velho conhecido dos torcedores brasileiros. Na Copa do Mundo de 2022, a Seleção Brasileira, já classificada para a próxima fase, encarou Camarões no último jogo da chave. O então técnico Tite entrou com um time recheado de reservas e perdeu por 1 a 0, com o gol do atacante em uma finalização de cabeça.
O gol do camaronês chamou a atenção de dirigentes brasileiros, principalmente os do São Paulo, que observam os passos do jogador. Aboubakar tem 33 anos e joga atualmente no Azerbaijão e, segundo algumas fontes, sonha em atuar no futebol brasileiro.

