Copa do Mundo de 2026 está conhecendo cada vez mais participantes (Foto: Peter Kovac/Alamy)
Esta sexta-feira (5) é um dia importantíssimo na caminhada ao título mundial de futebol. Em Washington (EUA), será realizado o sorteio dos grupos da Copa do Mundo de 2026, definindo o destino das 48 seleções na principal competição esportiva do mundo.
A cerimônia do sorteio da Copa do Mundo está marcada para 14h (horário de Brasília) desta sexta, e no Brasil, as emissoras detentoras de direitos exibirão o evento. Ou seja, em TV aberta, Globo e SBT transmitirão, além dos canais por assinatura sportv e NSports. No YouTube, a CazéTV exibe de graça.
O Brasil será uma das 12 cabeças-de-chave, isto é, o time de melhor ranking no grupo. Cada grupo terá quatro times, e o Brasil enfrentará uma equipe de cada um dos outros potes. O mesmo se aplica para os três países-sede, EUA, Canadá e México, além de outras potências como Argentina, França, Alemanha e Inglaterra.

Grandes personalidades dos esportes americanos
Subirão ao palco do sorteio da Copa do Mundo importantes figuras do mundo futebolístico, como o presidente da FIFA Gianni Infantino, e outros ex-craques que fizeram história na competição. O responsável por conduzir o sorteio, por exemplo, será Rio Ferdinand, ex-zagueiro da Seleção Inglesa.
No entanto, os auxiliares do sorteio serão lendas de outras modalidades. Representantes dos esportes americanos estarão no palco para sortear as bolinhas, como Tom Brady, do futebol americano; Shaquille O’Neal, do basquete; Aaron Judge, do beisebol; e Wayne Gretzky, do hóquei no gelo.
Depois do sorteio da Copa do Mundo: a tabela
Assim que o sorteio da Copa do Mundo terminar, o Brasil conhecerá seus adversários e a ordem dos confrontos. Porém, os horários dos jogos serão revelados posteriormente. Isso porque a FIFA fará ajustes para adaptar melhor a tabela em relação aos fusos horários dos países envolvidos nos jogos. A expectativa é de que a FIFA divulgue a tabela detalhada no sábado (6).

