Ronald Araújo em campo pelo Barcelona (Sipa US/Alamy Live News)
O zagueiro Ronald Araújo, do Barcelona (ESP), solicitou ao clube um tempo para cuidar da saúde mental. Sem treinar desde a derrota por 3 a 0 para o Chelsea (ING), no dia 25 de novembro, quando foi expulso aos 44 minutos do primeiro tempo, Ronald se reuniu com seus empresários e os dirigentes culés, nesta segunda-feira. O encontro sacramentou a decisão e, por ora, deixa o uruguaio indisponível para as partidas do Barça.
Fisicamente, Ronald está apto a jogar, mas se encontra sem condições psicológicas. Inicialmente, o Barcelona disse que ele estava com uma indisposição estomacal causada por um vírus, mas os jornais “Sport” e “Mundo Deportivo” divulgaram a informação real. Questionado durante a entrevista coletiva, o técnico Hansi Flick evitou comentar sobre o assunto.
– (Araújo) Não está preparado. É uma situação privada e não quero falar mais nada. Peço para que o respeitem, por favor. É o que eu posso e quero dizer – disse, de forma sucinta.
LEIA MAIS: Gigantes ingleses disputam contratação de jovem zagueiro revelado pelo Grêmio
LEIA MAIS: Contra o Mirassol, Fernando Diniz deve repetir o time que goleou o Internacional
O jogador foi muito criticado por torcedores e pela imprensa da Catalunha pela expulsão num jogo decisivo de Uefa Champions League. E não foi o primeiro erro desses. Na temporada 2023/2024 da principal competição europeia, ele foi expulso quando o Barcelona vencia o PSG (FRA) por 1 a 0. Com menos um, virou presa fácil para os franceses e o jogo terminou 4 a 1 para o atual campeão do torneio. Na ocasião, o meia İlkay Gündoğan deixou o campo criticando Araújo.
É difícil dizer, mas nestes momentos tão importantes você precisa estar seguro se vai disputar a bola. Não sei se ele toca na bola ou não… Eu prefiro conceder um gol ou permitir uma situação de um contra um. Não sei se ele chegaria à bola ou não, mas dê ao goleiro a oportunidade de defender, ou então dê o gol. Ficar com um jogador a menos tão cedo mata a partida – disse o alemão, na ocasião.
Sem o uruguaio, o Barcelona conta com Cubarsí, García, Christensen e Koundé para a posição.

