Athletico encaminha contratação de Luiz Gustavo, ex-São Paulo
De volta à Série A, Furacão acerta a contratação do volante de 38 anos, que estava no São Paulo
Luiz Gustavo deve assinar nesta semana com o Athletico (Foto: Divulgação/São Paulo)
O Athletico Paranaense está de volta à Série A e, por isso, está no mercado atrás de reforços para o seu elenco. Neste sábado, o clube encaminhou a contratação do volante Luiz Gustavo, de 38 anos, que estava no São Paulo. O jogador é esperado em Curitiba nos próximos dias para exames.
O jogador esteve no São Paulo nas últimas duas temporadas. No entanto, não conseguiu se destacar como ocorreu em outros times. O volante chegou ao tricolor em 2024. Com a camisa 16 do Tricolor, esteve em 46 jogos e marcou cinco gols.
Em 2025, jogou poucos jogos. Isso porque foi a descoberta de um trembolismo pulmonar ainda no início da temporada. Portanto, Luiz Gustavo só conseguiu voltar a jogar em outubro. Sem conseguir conquistar o prestígio com o técnico Hernán Crespo, o São Paulo decidiu não renovar o seu contrato.
Assim, livre no mercado, o Furacão contactou seus representantes e, sem maiores entraves, o negócio ocorreu com um desfecho rápido. Embora ainda não tenha anunciado de forma oficial, a assinatura do volante de 38 anos é considerada internamente como questão de tempo.
Leia também: Brasileiro recordista na Premier League pensa em convocação para a Copa: “Estou pronto”
Sucesso na Alemanha e Copa do Mundo
Luiz Gustavo é conhecido pelo seu vigor físico e liderança nos clubes pelos quais passou ao longo da carreira. Ganhou projeção nacional em 2013, quando esteve no Bayern de Munique multicampeão. Seu bom desempenho chamou a atenção de Luiz Felipe Scolari.
O treinador da Seleção Brasileira logo o colocou como titular da equipe campeã da Copa das Confederações. No ano seguinte, disputou a Copa do Mundo no Brasil. Luiz Gustavo era um dos jogadores que enfrentou a Alemanha no fatídico 7 a 1 na semifinal daquele Mundial, no Mineirão.
Mesmo sem os holofotes depois da Copa do Mundo, Luiz Gustavo manteve o bom nível técnico em outras ligas pelo Velho Continente. Na França, ele atuou no Olympique de Marselha. Pela Ligue 1, se destacou como um dos melhores de sua posição.
Em seguida, o volante foi para a Turquia jogar pelo Fenerbahçe, onde mais uma vez se destacou. Seu último clube fora do Brasil foi o Al Nassr, da Arábia Saudita. Luiz Gustavo brilhou mais uma vez e conquistou o prêmio de melhor volante da liga. O jogador chega para a sua terceira terceira temporada no Brasil depois do seu retorno.

