O zagueiro Alan Saldivia em ação pelo Colo-Colo (Marcos Brindicci/Getty Images)
O Vasco espera deixar para trás as oscilações que marcaram o ano de 2025. Desde a chegada do técnico Fernando Diniz, a equipe alternou o brilho de brigar com os principais clubes do país e figurar entre os oito na tabela do Brasileirão com jogos muito abaixo e muitas derrotas. A pior delas, na decisão da Copa do Brasil contra o Corinthians, no Maracanã.
Portanto, a diretoria do clube carioca tem se esforçado para mapear o mercado e trazer jogadores que possam agregar ao estilo do treinador. Por isso, um deles merece uma atenção especial, principalmente de Fernando Diniz: o zagueiro uruguaio Alan Saldivia, de 23 anos, que joga no Colo-Colo, do Chile. O defensor tem grande prestígio com o treinador brasileiro, que fez o pedido de forma pessoal ao presidente Pedrinho para trazê-lo.
Desde agosto, o jogador vem sendo monitorado pela diretoria do Vasco, mas apenas em dezembro as negociações começaram de fato. Neste momento, os clubes discutem a melhor forma de negócio. O clube carioca acredita que um empréstimo com opção de compra é a melhor opção. O clube chileno ainda não se manifestou sobre o assunto, mas as opções estão na mesa.
O entusiasmo do técnico em contar com Saldivia vem desde 2024. O zagueiro esteve nos dois jogos do Colo-Colo contra o Fluminense, na Copa Libertadores da América daquele ano. Então no Fluminense, o treinador levou a melhor sobre o zagueiro no Chile, por 1 a 0, e por 2 a 1, no Maracanã. Já naquela época, Saldivia era nome na lista de Diniz.
“Eu joguei contra, é um jogador que eu gosto muito. […] É um jogador de quem eu gosto”, disse naquele momento.
Retenção de bola e passe são características
O que torna Saldivia uma das grandes prioridades de Fernando Diniz para esta janela é a qualidade do jogador na saída de bola. Com a perna direita como ponto forte, Saldivia tem o passe aprimorado que quebra as linhas de um time mais defensivo. Em times que jogam com as linhas baixas, o zagueiro costuma sair jogando com a bola dominada. Por diversos jogos, o uruguaio sai de campo como o jogador que mais teve a bola.
Neste momento, o Vasco acredita que Alan Saldivia é um jogador para compor elenco e se desenvolver no clube. Nesta temporada de 2026, o clube busca reformular o setor da defesa. De saída estão Maurício Lemos, que não se firmou, além de Lucas Oliveira, com um acerto próximo com o Ceará. Portanto, Lucas Freitas, Robert Renan e Carlos Cuesta seguem no clube com prestígio. Além dos meninos da base Lyncon, Renan e Wallace Falcão, que treinam entre os profissionais desde a reapresentação.
Leia mais: Camaronês que fez gol contra Seleção Brasileira em Copa do Mundo é oferecido ao Vasco

