Filipe Luís ao lado de José Boto, diretor de futebol - Divulgação/Flamengo
O Flamengo ainda não se reapresentou para a temporada de 2026, mas o planejamento segue a todo vapor. Tanto é que dois dos principais personagens do departamento de futebol do clube, José Boto e Filipe Luís, estão em constante contato para traçar as estratégias e encaminhar os rumos do projeto para o ano de 2026 do atual campeão brasileiro e da Libertadores.
Nesta sexta-feira, contudo, as reuniões que ocorriam de forma virtual ou por telefone chegaram à sua fase presencial. O técnico Filipe Luís e o diretor de futebol José Boto se encontraram em Portugal e acompanharam juntos a partida entre Gil Vicente e Sporting. A imagem, captada pelo jornal Record, mostra os dois no Estádio Cidade de Barcelos antes da partida da 17ª rodada do Campeonato Português.
A dupla forte do futebol do Flamengo e o clube em si não costumam viajar para observar jogadores. No entanto, a ida dos dois à partida gerou algumas especulações sobre possíveis oportunidades de mercado. Enquanto não aparecem os nomes de jogadores para a próxima temporada, Filipe Luís e José Boto devem chegar na próxima semana ao Rio de Janeiro.
No próximo dia 12, o elenco principal chega ao Ninho e inicia a pré-temporada visando aos primeiros compromissos de 2026. No dia 28, ocorre a estreia no Campeonato Brasileiro, contra o São Paulo, no Morumbis. Três dias depois, o Flamengo enfrenta o Corinthians, em Brasília, pela decisão da Supercopa do Brasil.

Saúl passará por cirurgia e desfalca o Fla
O meio-campista Saúl vai passar por uma cirurgia e vai desfalcar o Flamengo neste início de temporada. O espanhol vinha convivendo com dores na região do calcanhar há meses por conta de uma tendinopatia insercional do Aquiles, ou seja, um osso com uma saliência maior do que o normal na região, que causa dores. Por conta disso, optou pelo procedimento.
O médico Niek van Dijk, referência mundial no assunto, fará o procedimento cirúrgico no meio-campista do Flamengo. A recuperação do problema é de dois a três meses. Portanto, Saúl vai perder o Campeonato Carioca, além das decisões da Supercopa do Brasil e da Recopa Sul-Americana. O departamento médico do Rubro-Negro acompanha de perto a situação de Saúl e também é favorável à cirurgia.
Veja a nota oficial do Flamengo:
O jogador Saúl Ñíguez irá se submeter, na próxima semana, na Espanha, a uma cirurgia no calcanhar esquerdo. O jogador vinha se queixando há cerca de três meses de dores e desconforto. Desde então, vem sendo acompanhado pelo Departamento Médico do Flamengo de forma contínua.
A decisão pelo procedimento, que é minimamente invasivo, aconteceu após uma criteriosa avaliação médica acompanhada pelo Departamento Médico do clube.
A cirurgia será realizada pelo Dr. Niek van Dijk, referência mundial no assunto. A data da cirurgia será informada após a consulta final com o médico holandês.”

