Tahirys dos Santos está entre as vítimas de um incêndio na Suíça (Credit: FC Metz)
O jogador Tahirys dos Santos, do FC Metz, da França, se feriu gravemente em um incêndio dentro de um bar durante uma festa de Ano Novo, nesta quinta-feira. O atleta, de 19 anos, joga na base do clube e está entre os feridos graves da tragédia. Conforme informações de autoridades locais, cerca de 40 pessoas morreram, enquanto 115 ficaram feridas, algumas em estado grave, como o jogador.
Tahirys, que é francês e também possui cidadania de Cabo Verde, estava com amigos comemorando a chegada de 2026 no bar Le Constellation, em Crans-Montana. O estabelecimento fica instalado dentro de um resort. Por volta das 1h30 no horário local, uma explosão, segundo a polícia, ocorreu e, logo em seguida, o fogo se espalhou.
O FC Metz informou em seu site oficial que Tahirys foi levado para um hospital da Alemanha, onde permanece com ferimentos graves. Contudo, o clube tenta trazê-lo de volta para a França. No comunicado, o FC Metz afirmou que todos estão abalados com o ocorrido.
Leia também: Neymar renova com o Santos; veja detalhes do acordo
Veja aqui a nota do FC Metz:
“O FC Metz lamenta anunciar que Tahirys Dos Santos, um jogador em formação do clube de Mont-Saint-Martin, ficou ferido durante o incêndio que ocorreu em Crans-Montana (Suíça) na véspera de Ano Novo. Gravemente queimado, Garnet, de 19 anos, foi levado de avião para a Alemanha, onde está sendo tratado atualmente.
Profundamente afetados por essa notícia, os diretores, jogadores, técnicos e funcionários do clube estão em choque e unem seus pensamentos para dirigi-los a Tahirys, nessas horas em que ele luta contra o sofrimento.
O clube também deseja dar total apoio à sua família e está trabalhando, em colaboração com as autoridades médicas, para permitir que Tahirys seja repatriado para o hospital Mercy, próximo à sua casa.
Notícias sobre Tahirys serão enviadas caso haja uma mudança significativa em sua saúde. Enquanto isso, o FC Metz pede a todos que, por favor, respeitem a privacidade dos Tahirys e de sua família.“
Terrorismo descartado
A polícia local, por enquanto, descartou a hipótese de terrorismo. No entanto, as autoridades seguem investigando as causas do incêndio. Conforme informações de duas turistas que estavam no local, o fogo começou depois que uma garçonete acendeu velas próximas ao teto de madeira. Ela chegou com duas garrafas de champanhe com velas em cima e ergueu uma delas. Ou seja, o fogo pode ter começado nesse momento.
Como o incêndio se propagou rapidamente, muitas vítimas não conseguiram sair a tempo. É importante destacar que, além de Tahirys, outros cidadãos franceses estavam na festa. Segundo informações de autoridades francesas, nove ficaram feridos no incêndio e outros oito estão desaparecidos. As autoridades locais informaram que entre as vítimas há pessoas de diversas nacionalidades.

