Neymar pensou em parar de jogar futebol (Foto: Gilson Lobo/AGIF/Alamy)
Neymar chegou ao Santos no início de 2025 com o objetivo claro: se recuperar fisicamente depois de uma cirurgia no joelho por conta de uma lesão grave e ser feliz. No entanto, o jogador encontrou muitas dificuldades pelo caminho. Foram algumas lesões musculares que o tiraram de muitos jogos na temporada, alguns deles importantes.
Com o Santos flertando com o rebaixamento no Campeonato Brasileiro, Neymar, enfim, conseguiu uma sequência de jogos. Contudo, faltando três rodadas, lesionou o menisco do joelho esquerdo. Como diagnóstico: mais uma cirurgia. Com a cabeça abalada por tudo o que passou nos últimos meses, Neymar pensou em parar de jogar futebol. Quem garante é o pai e empresário do astro.
Em entrevista ao canal “Rafa Tecla T – Experiências reais”, no YouTube, Neymar pai contou detalhes do momento difícil passado pelo filho neste período.
“Agora mesmo, ele teve uma lesão de menisco, a imprensa vaza isso antes de conversarmos com ele, e a cabeça dele vai a zero. Por um segundo, não salvo a cabeça do meu filho”, disse.
“É tanta pancada. Quando eu chego em casa, vou para a casa do meu filho. E aí, como é que tá? Ele vira para mim e fala: ‘Não aguento mais. Vamos operar. Pai… nem sei se vale a pena operar. Por mim, já deu’. A hora que ele fala isso para mim, eu viro e falo para ele: ‘Já deu, cara? Então pra que operar?’. ‘Ah, opera isso aí, a gente para e ano que vem a gente pensa o que vai fazer’. Aí eu falei: ‘filho, se você quiser operar para a gente focar na sua recuperação e você ficar bem, eu tô com você’”, completou.
Neymar fez teste no dia seguinte
Embora estivesse sem condições psicológicas, Neymar foi treinar no dia seguinte. De acordo com o pai do jogador, o esforço de Neymar foi recompensado em seguida. Ainda falando sobre os detalhes daquela noite, o empresário revelou que conseguiu convencer o filho a tentar mais uma vez. E a atitude do filho foi fundamental para que as coisas dessem certo.
“Aí ele me escuta, a gente conversa bastante, e ele diz: ‘Deixa eu ver como eu acordo amanhã’. Na manhã seguinte, ele vai treinar. ‘Deixa eu ver se eu aguento, tô com um pouquinho de dor’. Aí ele começou a treinar, chutando de esquerda, de direita… Tá maluco? Aí ele olhou, balançou a cabeça: ‘acho que dá’. Ele vai para o jogo e faz o gol. Na hora do gol, ele olha para mim e fala que vai até o final”, disse.
Neymar atuou em três jogos no sacrifício. Com um tratamento conservador e jogando com um protetor no joelho, o atacante ajudou o Peixe a se manter na primeira divisão. Contra o Juventude, na penúltima rodada, marcou três gols e foi o melhor em campo. Logo após o fim do Brasileirão, o astro passou por um procedimento cirúrgico e se recupera em casa.
Leia mais: Depois do acerto, Gabigol faz o primeiro treino no Santos
Copa do Mundo como resposta
O empresário de Neymar sempre esteve cuidando dos negócios do filho. Além de pai, sempre orientou Neymar nos próximos passos profissionais, e agora não é diferente. Mesmo colocando um prazo para deixar de trabalhar com o craque santista, Neymar pai revelou que há muita gente, a quem se referiu como “barulhentos”, que quer ver o jogador desistir.
Por isso, pediu um esforço final ao filho nesses próximos seis meses. Com o objetivo de estar na Copa do Mundo, Neymar pai afirmou que, ganhando ou perdendo, o trabalho em cima do filho já estará feito.
“Eu falei: cara, o que você quer fazer? Comecei a falar com ele. Tem uma narrativa aí, uns caras que são muito barulhentos, que querem fazer você desistir. Falta muito pouco, cara. São seis meses. Depois de junho, julho, não sei se vamos ganhar ou não, aí eu largo com você. Aí eu acho que cumprimos a nossa missão, se for campeão ou não, mas pelo menos você vai ter que estar nisso aí. Você não pode aceitar o que esses barulhentos estão fazendo”, declarou.

