Zagueiro voltará para a MLS (Crédito: Brazil Photo Press/Alamy Live News)
O Palmeiras está nos ajustes finais para concluir a negociação do zagueiro Micael com o Inter Miami, dos Estados Unidos. As conversas entre as partes avançaram nos últimos dias, e a tendência é que o defensor seja cedido por empréstimo ao clube norte-americano, que tem Lionel Messi como principal estrela, com opção de compra ao final do vínculo.
Caso o acordo seja sacramentado, Micael não deve se reapresentar com o restante do elenco alviverde para o início da pré-temporada, marcado para este domingo, na Academia de Futebol. A diretoria trata a operação como bem encaminhada e aguarda apenas detalhes contratuais para oficializar a saída do jogador.
LEIA MAIS: Alexis Sánchez tem interesse em atuar no Brasil e negocia com clubes; diz jornal
LEIA MAIS: Sergio Ramos tenta adquirir Sevilla, diz jornal espanhol
Negociação prevê recuperação do investimento feito
O modelo do negócio inclui uma cláusula de opção de compra ao término do empréstimo. O objetivo do Palmeiras é recuperar o valor investido na contratação do zagueiro, que girou em torno de R$ 35 milhões pagos ao Houston Dynamo, também dos Estados Unidos.
Micael foi anunciado como reforço no fim de fevereiro, engatou uma sequência de partidas entre a reta final do Campeonato Paulista e o início do Campeonato Brasileiro, período em que ganhou espaço na rotação promovida por Abel Ferreira, mas apesar do início promissor, o camisa 13 acabou perdendo espaço a partir do mês de maio. A comissão técnica avaliou que o jogador não conseguiu se firmar como opção regular no sistema defensivo, o que reduziu sua utilização ao longo da temporada.
A contratação de Micael teve como principal motivação o fato de o atleta ser canhoto, uma característica considerada estratégica por Abel Ferreira para equilibrar a saída de bola da defesa. No entanto, a expectativa inicial não se confirmou plenamente, e a avaliação interna é de que uma transferência pode ser o melhor caminho para todas as partes neste momento.
Palmeiras tem zaga definida para 2026
Pensando no planejamento do elenco, o Palmeiras já se movimentou no mercado e confirmou, no fim do ano passado, a contratação de Bruno Fuchs, que assinou contrato válido até o fim de 2029. Com isso, o setor defensivo passa a contar com opções consolidadas.
Atualmente, além de Fuchs, Abel Ferreira dispõe de Gustavo Gómez, Murilo e Benedetti como alternativas para a zaga.

