Home DESTAQUE Capello critica Ronaldo Fenômeno e faz comparação polêmica com Cristiano Ronaldo

Capello critica Ronaldo Fenômeno e faz comparação polêmica com Cristiano Ronaldo

Técnico voltou a falar da falta de profissionalismo do camisa 9 durante sua passagem pelo Real Madrid

Luiz Gustavo Moreira
No jornalismo desde 2011, já foi setorista do Botafogo e do Fluminense pelo Lance! e depois trabalhou em assessorias de imprensa. Respira esporte desde a infância e acompanha todo tipo de competição, principalmente se for de futebol, basquete ou futebol americano.
Capello critica Ronaldo Fenômeno e faz comparação polêmica com Cristiano Ronaldo

Ronaldo quando jogava no Real Madrid (Crédito: Stuart Franklin/Getty Images)

O ex-técnico do Real Madrid, Fabio Capello, voltou a causar forte repercussão ao comentar sobre sua relação com Ronaldo Fenômeno durante o período em que ambos estiveram no clube espanhol. Em entrevista recente ao programa Hat-Trick, do canal egípcio ON Sport, o treinador italiano não poupou palavras ao falar sobre o comportamento do brasileiro nos bastidores.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Segundo Capello, o talento de Ronaldo nunca esteve em discussão. Entretanto, sua postura fora de campo teria comprometido o ambiente do elenco e a disciplina interna do Real Madrid naquele momento.

Capello chama Ronaldo Fenômeno de líder negativo

Durante a entrevista, Capello fez críticas diretas ao comportamento do ex-camisa 9. De acordo com o treinador, o atacante não apresentava o comprometimento esperado para um atleta de alto nível.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

– Ronaldo Nazário era um líder negativo que organizava festas enormes e não queria treinar – afirmou Capello.

Além disso, o técnico explicou que a falta de disciplina impactava diretamente a rotina da equipe. Ainda assim, ele fez questão de reconhecer o talento do brasileiro, mesmo destacando que o físico do jogador estava longe do ideal.

Em outra entrevista, concedida em junho de 2024, Capello detalhou a situação:

PUBLICIDADE

– Para mim, ele foi o melhor jogador que treinei na vida, o número um. Mas eu tive que sacar ele, porque ele era um líder ruim. Toda noite era festa, festa, festa. Ele tinha 94 quilos, e quando eu cheguei, perguntei: ‘Quanto você pesava quando ganhou a Copa do Mundo no Japão?’. E ele: ‘82’. Mas um jogador incrível”.

PUBLICIDADE

Portanto, mesmo reconhecendo a genialidade do brasileiro, Capello deixou claro que os problemas comportamentais pesaram em suas decisões.

Capello também opina sobre Cristiano Ronaldo

Ao falar sobre outros craques, Capello aproveitou para comentar a carreira de Cristiano Ronaldo. Embora tenha elogiado sua dedicação e faro de gol, o treinador foi enfático ao apontar uma diferença em relação a outros ídolos do futebol.

– Cristiano é um grande goleador e um atleta incrível, mas não tem a genialidade de Messi, Maradona ou Ronaldo. Essa genialidade que os outros possuíam está ausente em Cristiano. Não se pode compará-lo a esses três.

Dessa forma, Capello deixou claro que, em sua visão, o português não pertence ao mesmo patamar criativo dos maiores nomes da história do esporte.

PUBLICIDADE

Ronaldo Fenômeno já rebateu as críticas de Capello

Por outro lado, Ronaldo Fenômeno já se manifestou sobre o assunto. Em uma declaração dada em 2020, o ex-atacante explicou os atritos com o treinador durante a passagem pelo Real Madrid.

– Não me negava a reduzir peso, eu me recusava a me pesar. Tivemos pequenos problemas, mas nos acertamos – afirmou o Fenômeno.

Devido a esse embate, o Fenômeno deixou o Real em janeiro de 2007, rumo ao Milan. No Santiago Bernabéu, foram 177 jogos, 104 gols e 25 assistências. Ele conquistou o Mundial de 2002, os Campeonatos Espanhóis de 2002/2003 e 2006/2007, além da Supercopa da Espanha de 2003.

Better Collective