Home Extra Dirigente do Palmeiras rebate Dorival sobre estrangeiros: “Não é hora de falar”

Dirigente do Palmeiras rebate Dorival sobre estrangeiros: “Não é hora de falar”

Anderson Barros relembra mudança da regra em 2023 e afirma que outra mudança vira bagunça

Por Emerson Silva em 20/02/2026 21:16 - Atualizado há 4 horas

Arias é o sétimo estrangeiro do Palmeiras (Crédito: Cesar Greco/Palmeiras/by Canon)

O diretor de futebol do Palmeiras, Anderson Barros, rebateu, nesta sexta-feira, as declarações do técnico do Corinthians, Dorival Júnior, sobre a redução do número de estrangeiros no futebol brasileiro. O palmeirense deixou claro que não é o momento para discutir essa questão.

Anderson Barros criticou o espaço utilizado para levantar esse debate novamente. O dirigente relembrou que, somente há dois anos, a CBF aumentou o número de jogadores vindos de fora do país por clube.

“Com todo o respeito que eu tenho pelo Dorival Júnior, não é hora de falar sobre redução de estrangeiros no futebol brasileiro. Há apenas dois anos, os clubes aprovaram uma mudança importante, aumentando as vagas disponíveis para atletas que vêm do exterior. Temos de respeitar as regras e os contratos vigentes. Senão vira uma bagunça”, disse ao site GE.

Pela regra atual, cada equipe pode relacionar até nove jogadores estrangeiros por jogo. Dorival Júnior levantou a questão após a vitória do Corinthians sobre o Athletico, na Arena da Baixada. Conforme as palavras do treinador, que citou a Itália, a geração será prejudicada com a regra.

Planejamento prejudicado

Anderson Barros, então, relembrou a história da passagem de Miguel Merentiel pelo Palmeiras. O argentino esteve emprestado pelo Boca Juniors ao time paulista, que teve de devolvê-lo por conta do limite baixo de estrangeiros na época.

“Em 2023, o Palmeiras precisou liberar um jogador porque havia estourado o limite de estrangeiros. Menos de um mês depois, a regra mudou e as vagas para estrangeiros aumentaram de cinco para sete. Se essa mudança tivesse ocorrido de forma planejada, teríamos tomado outra decisão em relação àquele atleta”, lembrou.

“Sei que o Dorival teve as melhores intenções e que ele só quer o bem do nosso futebol, mas não podemos ficar alterando regras a todo momento. É importante, sim, discutirmos esse e outros temas, mas no momento certo e dentro dos fóruns competentes”, concluiu.

Neste momento, o Corinthians conta com seis estrangeiros em seu elenco. Enquanto isso, o Palmeiras tem sete. O assunto foi pauta no Conselho Arbitral da Série A ainda no fim do ano passado. Conforme informações do site GE, a tendência é de que seja debatido nos próximos meses.

Enquanto isso, os dois clubes envolvidos no debate, contam com as suas principais estrelas de fora do país. Enquanto o Corinthians conta com o holandês Memphis Depay, o Verdão tem Flaco López e o recém-contratado Jhon Arias. Argentino e colombiano, respectivamente.

Exit mobile version