Home Extra Filipe Luís emite nota após declaração sobre caso Vini Jr.: “O racismo é crime no Brasil”

Filipe Luís emite nota após declaração sobre caso Vini Jr.: “O racismo é crime no Brasil”

Treinador emite nota através do Flamengo após da repercussão negativa de suas falas sobre o tema

Por Emerson Silva em 20/02/2026 19:25 - Atualizado há 4 horas

Filipe Luís repercussão negativa de declarações gerou uma nota oficial (Crédito: Roberto Casimiro/Fotoarena)

O técnico Filipe Luís, através do Flamengo, emitiu uma nota depois da repercussão negativa de seus comentários sobre o caso de racismo envolvendo Vinicius Junior. Filipe Luís fez questão de destacar o contexto da pergunta do jornalista durante a coletiva após a derrota para o Lanús, na quinta-feira.

O técnico do Flamengo reiterou, então, o seu apoio ao atacante do Real Madrid. Além disso, deixou claro que é contra o racismo. A nota ainda traz uma admissão de culpa ao dizer que os comentários podem ter aberto margem para interpretações distintas.

“Reconheço que minha fala, diante da extrema sensibilidade do tema, pode ter aberto margem para interpretações distintas. Por isso, considero fundamental reforçar publicamente minha posição, que sempre foi inegociável”, escreveu em um trecho.

Portanto, Filipe Luís escreveu ainda que jamais colocaria em dúvida a palavra da vítima, no caso, o brasileiro Vinicius Junior.

“Reforço ainda que, antes da partida, em entrevista exclusiva ao detentor de direitos, expus minha visão sobre o episódio, classificando como covarde a atitude do jogador que tapou a boca para praticar atos racistas. Jamais colocaria em dúvida a palavra da vítima em um caso grave como esse”, dizia em outro trecho.

Durante a partida entre Real Madrid e Benfica, em Lisboa, pela Champions League, Vini Jr. denunciou o meio-campista argentino Gianluca Prestianni de tê-lo chamado de “macaco”. Portanto, depois do jogo entre Flamengo e Lanús, pela Recopa Sul-Americana, Filipe Luís comentou o caso e gerou grande repercussão.

Leia mais: Eric Faria detona fala de Filipe Luís no caso de Vini Jr.: “Decepcionante”

Veja a nota completa:

Após a partida de ontem contra o Lanús, durante a coletiva de imprensa organizada pela Conmebol, minutos após o fim do jogo, fui questionado por um repórter argentino. Ele iniciou seu raciocínio citando mais um caso de racismo sofrido por Vinícius Júnior, quando me perguntou como o Flamengo foi recebido nas últimas vezes em que esteve no país.

Ao longo da resposta, procurei abordar minhas experiências pessoais na Argentina. Em momento algum tive a intenção de relativizar ou minimizar qualquer atitude racista.

Reconheço que minha fala, diante da extrema sensibilidade do tema, pode ter aberto margem para interpretações distintas. Por isso, considero fundamental reforçar publicamente minha posição, que sempre foi inegociável. O racismo é crime no Brasil e deveriam tratar com o mesmo rigor em todos os países.

Trata-se de uma conduta inaceitável, que devemos combater e punir de maneira firme. O futebol, como espaço de diversidade e integração, não pode tolerar qualquer forma de discriminação.

Reforço ainda que, antes da partida, em entrevista exclusiva ao detentor de direitos, expus minha visão sobre o episódio, classificando como covarde a atitude do jogador que tapou a boca para praticar atos racistas. Jamais colocaria em dúvida a palavra da vítima em um caso grave como esse.

Exit mobile version